Imprimir

Notícias / Política MT

Espaço físico de secretarias será padronizado

Da assessoria

Servidores das 13 secretarias das câmaras cíveis e criminais do Tribunal de Justiça de Mato Grosso realizaram no último sábado (2 de março) um mutirão para implantar nesses locais o Método Ordem. A iniciativa visa padronizar o espaço físico de todas as secretarias e, com isso, dinamizar o cumprimento dos prazos processuais desde a chegada de um processo no TJMT até o julgamento do mesmo.

A diretora da Primeira Câmara Cível e fiscal do Método Ordem, Rosemeire Pincerato, explicou que cada secretaria vai passar por um reordenamento na estrutura física de forma a posicionar cada servidor para desempenhar uma função administrativa concernente ao processo. Seguindo fluxo contínuo dentro da secretaria, o processo vai chegar mais rápido à pauta de julgamentos. “Ao entrar na secretaria, o processo vai tramitar de forma a impedir os cruzamentos entre um procedimento e outro, o que na prática vai dar velocidade ao trâmite processual”, garantiu a diretora.

Para tanto, o projeto prevê a separação do atendimento ao público externo (advogado e partes do processo) da produção interna de cada secretaria. Armários farão a separação física dos dois ambientes, que vão passar por mudanças. No ambiente de produção interna, equipamentos pessoais dos servidores terão que ser guardados dentro dos armários e os objetos de trabalho, antes deixados sobre as mesas, agora ficarão dentro de uma caixa individual com o nome de cada servidor. Os processos vão ser etiquetados e empilhados de forma harmônica. Todas as mudanças visam proporcionar um ambiente harmônico e esteticamente favorável para a celeridade dos processos.

O objetivo final do projeto, segundo o coordenador judiciário João Bosco Monteiro, é alinhar todos os prazos processuais de todas as secretarias, medindo o prazo que cada uma levou para cumprir um determinado procedimento. “Vamos divulgar essas informações no link Transparência, no Portal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso”, estimou.

O prazo para as adequações do espaço físico das secretarias encerra-se no final do mês. A implantação do Método Ordem foi decidida de forma democrática entre todos os servidores de cada secretaria, por meio da assinatura de um termo de compromisso.
Imprimir