Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Produtores de Mato Grosso reforçam mobilização nacional pela reforma do Código Florestal

Da assessoria

A aprovação do novo Código Florestal Brasileiro é preponderante para o desenvolvimento econômico do país e a garantia de segurança aos produtores rurais. A afirmação é do deputado estadual, Zeca Viana (PDT), que participará nesta terça-feira (5 de abril) da mobilização nacional em prol da aprovação da reforma do Código Florestal Brasileiro, em Brasília (DF).

O manifesto está sendo promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com o intuito de pressionar o Congresso Nacional a votar o novo Código Florestal. Como representante do setor produtivo e presidente da Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e Regulamentação Fundiária da Assembleia Legislativa, Zeca Viana vai acompanhar os produtores rurais e representantes de entidades organizadas do estado durante a manifestação, prevista para iniciar a partir das 10h, na Esplanada dos Ministérios.

O deputado explica que o atual Código Florestal - que disciplina o uso do solo no país - está em vigência desde 1965. “É uma lei ultrapassada, que não prevê a realidade, as questões ambientais e muito menos protege as florestas”. Contudo, a discussão para a reforma do Código Florestal Brasileiro já se arrasta por mais de 12 anos.

De acordo com a Famato, responsável pela coordenação estadual da mobilização, trinta e cinco ônibus saíram de Mato Grosso nesta segunda-feira (4) rumo a Brasília, levando mais de 1,5 mil pessoas. A previsão é de que 20 mil pessoas participem do ato.

Segue a programação desta terça-feira, divulgada pela Famato:

• 9h - Inicia a programação na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional, com a execução do Hino Nacional e um toque de berrantes.

• 9h30 - Missa campal.

• 10h30 - Pronunciamentos dos parlamentares em tenda armada no canteiro da Esplanada.

• Almoço - Será servido um arroz de carreteiro preparado em grandes panelas instaladas no local da concentração.

• 14h - Os produtores e demais participantes darão um grande abraço simbólico ao Congresso. Em seguida, iniciam as visitas aos deputados, na Câmara dos Deputados.
• 19h - Retorno das caravanas aos seus Estados
Imprimir