Imprimir

Notícias / Brasil

Homicídios no 1º trimestre têm redução recorde

Da Assessoria

Em 2002 foram registrados 63 homicídios; em 2011, o número caiu para 10

A taxa de homicídios em Diadema caiu 52,38% no primeiro trimestre de 2011, comparado ao mesmo período do ano passado: foram 10 homicídios de janeiro a março, enquanto em 2010 esse número ficou em 21. Este é o melhor resultado desde 2002, quando foi implantada a Lei de Fechamento de Bares (LM n° 2.107/02). Em comparação àquele ano, inclusive, a redução é ainda mais significativa: 84,31%. Em 2002 foram registrados 63 homicídios.

Os dados são do Observatório Municipal de Segurança, da Secretaria de Defesa Social – responsável pelo levantamento estatístico das ocorrências criminais por meio dos boletins de ocorrência da Polícia Civil – e refletem os resultados das políticas públicas de segurança com cidadania, implantadas em Diadema desde 2001 e que fizeram da cidade uma referência nacional e internacional.

O Mapeamento da Criminalidade, referente ao primeiro trimestre de 2011, revela ainda que, comparado ao mesmo período de 2010, houve redução também nos seguintes itens: tentativas de homicídio (34,62%); roubo de carga (15,38%); furto de veículos (13,10%); roubo de veículos (12,65%); ato infracional (4,23%) e furtos (1,60%). Foram registrados aumentos nos itens tráfico de entorpecentes (20%), roubo (6,57%) e violência doméstica (5,65%).

Ainda de acordo com o mapeamento do Observatório, no primeiro trimestre deste ano a Operação Integrada registrou 821 ocorrências, sendo a maior demanda o item veículos multados (625), vindo a seguir som alto (61), “pancadão” (41), veículos apreendidos (40), bares abertos após 23h (30), e outros (24).

Cultura de paz – A partir da Lei de Fechamento de Bares, foram implantados diversos programas voltados a garantir a segurança e o convívio pacífico entre as pessoas, além de contribuir com a cultura de paz.

Um desses programas é a Operação Integrada de Fiscalização, ação conjunta da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e fiscais da Prefeitura de Diadema. Implantada em 31 de julho de 2010, a operação é realizada todas as sextas e sábados, a partir das 20h, e aos domingos, a partir das 14h, dias de maior movimento nas ruas e comércios. A iniciativa busca ampliar os resultados obtidos com o programa Diadema Legal, que fiscaliza o cumprimento da Lei de Fechamento de Bares às 23h, desde a sua criação, em 15 de julho de 2002. O Diadema Legal segue sua atuação nos demais dias da semana, com apoio da GCM para garantir a segurança da equipe.

Tripé – Participação popular e atuação integrada constituem a fórmula para a redução da criminalidade em Diadema. De alguma maneira, esses quesitos sempre fizeram parte das políticas públicas implantadas no município e a própria Lei de Fechamento dos Bares é um exemplo disso, pois nasceu após uma longa discussão entre os mais diferentes setores da sociedade organizada.

As parcerias, nas mais diversas esferas, complementam o tripé. É através delas que o Município mantém diversos programas, entre eles, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Diadema foi o primeiro município do País a instalar o GGI nos moldes do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, em fevereiro de 2008. O organismo é responsável pela deliberação e coordenação dos projetos encaminhados ao Pronasci e suas decisões são consensuais, respeitando as autonomias institucionais dos órgãos que o constituem: Prefeitura, Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros, além de representante do Governo Federal. Maria Helena Domingues
Imprimir