Imprimir

Notícias / Esportes

Menos badalado, Luis Fabiano usa os gols como propaganda na seleção

GloboEsporte

Apesar da boa fase na seleção brasileira, que lhe rendeu a fama de anjo-da-guarda do técnico Dunga, Luis Fabiano não conseguiu atingir o status de outras estrelas do grupo como Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Robinho e Adriano. O atacante permanece em segundo plano, mas parece não ligar muito para isso. Prefere usar os gols como propaganda e abre a mão do marketing pessoal.

Dono da camisa 9, Luis Fabiano vem marcando gols decisivos para a seleção nas eliminatórias. Em 2007, fez os dois da vitória sobre o Uruguai, no Morumbi, quando a torcida já começava a perder a paciência. Depois, no momento mais crítico de Dunga na seleção, quando o Brasil chegou a ficar em sexto lugar nas eliminatórias e ia enfrentar o Chile em Santiago, Luis Fabiano fez dois gols na vitória por 3 a 0. Depois, no fim do ano, o atacante marcou três vezes no amistoso contra Portugal, que trouxe novamente a paz à seleção. 

Não sou de marketing, mas meus números estão aí. Espero que as pessoas possam ver e passarem a me olharem de outra maneira. No ano passado tive um momento muito feliz na seleção e fiz gols importantes.

Sem ser visto como uma celebridade, ter o nome envolvido em festas de arromba ou fotógrafos na sua cola, Luis Fabiano vai conquistando a confiança de Dunga. O Fabuloso foi o artilheiro da seleção brasileira no ano passado com seis gols. E a cada dia está mais perto de garantir uma vaga na Copa do Mundo de 2010. O atacante não tem medo da concorrência, que parece crescer a cada dia. Fred, Ronaldo, Keirrison... todos estão ali só esperando uma chance. E o jogador do Sevilla sabe que não pode perder espaço justamente na reta final.

- Na minha, quietinho, eu quero ir à Copa. Não tenho medo da concorrência. Quando cheguei à Seleção já encontrei aqui grandes nomes como Ronaldo, Rivaldo... A seleção é assim mesmo. A pressão é sempre grande pela convocação de alguns jogadores, mas isso não me assusta nem um pouco. O Ronaldo fez muitas coisas pelo Brasil. É normal o povo pedir a volta dele. Mas a minha permanência só depende de mim. 

Fama de esquentado

O atacante precisa, apenas, controlar um pouco o temperamento. Luis Fabiano ainda tem a justa fama de esquentado. Pelo menos é o que mostram também as estatísticas. Nesta temporada, pelo Sevilla, o atacante fez 17 partidas, levou cinco cartões amarelos e foi expulso duas vezes. Números bem altos para um goleador.

Com quatro gols nas eliminatórias, Luis Fabiano é um dos artilheiros da competição. Mas está um pouco preocupado com a altitude de Quito, local da partida de domingo contra o Equador. A cidade fica a 2.850 metros acima do nível do mar.

- Nunca joguei em uma altitude dessa. Mas temos que jogar para frente, como o torcedor gosta.

Imprimir