Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

SP tem queda de 86% nos casos de dengue no 1º trimestre

R7

Os casos de casos de dengue no Estado de São Paulo tiveram uma queda de 86% no primeiro trimestre deste ano comparado ao mesmo período de 2010. De janeiro a 31 de março deste ano houve 14,9 mil casos confirmados da doença contra 108,2 mil nos três meses iniciais do ano passado, em informações do Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação). O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (6) pelo governador do Estado Geraldo Alckmin durante vistoria em casas do bairro do Campo Limpo, na zona sul da capital paulista, em companhia do secretário da Saúde Giovanni Guido Cerri.

Já foram registrados quatro mortes por dengue autóctone (transmitida dentro do Estado) este ano. Em 2010, foram notificadas 108 mortes em todo o Estado.

A ação faz parte da Semana Estadual de Combate à Dengue, que mobiliza até sexta-feira, em todo o Estado, 25 mil profissionais, com objetivo de orientar os paulistas sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Segundo Alckmin, a queda é fruto de muitos esforços de combate ao mosquito.

- Um esforço gigantesco vai ser feito: Estado, prefeituras municipais, sociedade civil, para fazer o único combate que nós temos hoje para fazer à doença, que é combater o hospedeiro intermediário, que é o Aedes aegypti, que é o mosquito que transmite o vírus. Então é eliminar os focos de mosquito, que é água parada.
Imprimir