Imprimir

Notícias / Carros & Motos

Mercedes-Benz retoma o Classe A e apresenta conceito em Xangai

Auto Esporte

A Mercedes-Benz retoma o Classe A, modelo que aparentemente a fabricante alemã havia desistido de tentar emplacar no mercado. Desta vez, o novo projeto é batizado de Concept A-Class e será exibido nos salões internacionais de Xangai (China) e de Nova York (EUA), neste mês. A nova versão mistura linhas do CLS e do Classe R. De acordo com a montadora alemã, as linhas foram inspiradas no vento e nas ondas e há também motivos herdados da engenharia aeronáutica.

A grade frontal tem como tema o céu. Com faróis totalmente desenhados por LEDs de alto desempenho, a dianteira remete a um céu estrelado, com inúmeros pontos de luz. As luzes diurnar são compostas de 90 fibras óticas distribuídas em base de alumínio. Elas estão dispostas em forma de asa dentro do farol.

O compacto de luxo vem ainda com itens que inovam no segmento, como o sistema de detecção de colisão orientado por radar, que recebe ainda o auxílio de freios adaptativos.

No interior, o que chama a atenção é o painel, em forma de asa de avião. As saídas de ar também têm traços que remetem a um avião a jato. O console central é concebido como um painel de controle de vôo. Já a alavanca do câmbio é inspirada no controle reverso das aeronaves. A Mercedes-Benz disponibiliza ainda um sistema que integra smartphones ao carro.

Sob o capô, o protótipo traz o novo motor BlueEFFICIENCY 2.0 turbo de quatro cilindros com injeção direta de combustível, que desenvolve 210 cavalos de potência. O propulsor é combinado a uma transmissão de embreagem dupla.
Imprimir