Imprimir

Notícias / Economia

Sebrae lança centro nacional de sustentabilidade no MT

Da Assessoria

Na próxima quinta-feira (14), será lançado o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) no município de Chapada dos Guimarães (MT). O espaço funcionará como um centro nacional de referência para o Sistema Sebrae em sustentabilidade para as micro e pequenas empresas (MPE). O evento ocorrerá a partir das 8h30, na Pousada Penhasco, no município de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. Participam da solenidade a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, a diretoria-executiva do Sebrae e representantes do Sebrae no Mato Grosso.

Na programação do lançamento do CSS, haverá palestra do economista Eduardo Giannetti da Fonseca; de Carlos Alberto dos Santos, diretor técnico do Sebrae; e painéis com especialistas e representantes do terceiro setor. O evento prosseguirá até sexta-feira (15).

O CSS ficará abrigado no Espaço Sebrae de Conhecimento, em Cuiabá, uma edificação sustentável inspirada numa oca indígena do Xingu e de autoria do arquiteto José Afonso Botura Portocarrero. O prédio conta com captação de energia solar, recursos de baixo impacto ambiental e de geração de resíduos e jardim com espécies do cerrado.

Sustentabilidade é tema prioritário do século XXI e abrange todos os setores da sociedade: mercado, academia, governos, instituições públicas e privadas, empresários e cidadãos. Esse conceito revoluciona as atividades e o comportamento humanos, processos produtivos e o conhecimento científico, além de instituir novos paradigmas para o mercado e a relação competitiva entre as empresas.

Referência nacional

“O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) será referência nacional de sustentabilidade aplicada às MPE”, resume Suênia Sousa, líder da área de sustentabilidade do Sebrae no Mato Grosso e responsável pela nova área da Instituição. Inicialmente estará focado na produção e aplicação de conteúdos de gestão do conhecimento em três eixos: Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), eficiência energética e implantação do Código Florestal.

O lançamento do CSS será realizado no município da Chapada dos Guimarães pelo fato de estar localizado no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, local emblemático em termos de preservação do bioma cerrado e onde as comunidades empreendem negócios sustentáveis, de acordo com Suênia. “A economia local vive e valoriza o respeito ao meio ambiente”, enfatiza. Produção de orgânicos, turismo cultural e religioso, passeios e outras atividades turísticas são os principais segmentos econômicos da Chapada dos Guimarães.

Cultural

O Sebrae em Mato Grosso trabalha a cultura da sustentabilidade em seus projetos há dez anos. Essa unidade estadual conta com protocolo firmado com o BRE (Centro de Tecnologia do Ambiente Construído Sustentável) do Reino Unido há dois anos. No ano passado, 25 empresários matogrossenses foram levados a Londres para conhecer essa instituição inglesa, que, por sua vez, enviou especialistas três vezes a Cuiabá. O BRE dá suporte ao governo inglês em vários temas importantes, como o cumprimento do Protocolo de Kyoto.

Outras unidades estaduais da Instituição também atuam de acordo com o conceito de sustentabilidade em suas ações, esclarece Suênia. Após o lançamento do CSS, na próxima quinta-feira, entre as tarefas a serem executadas figuram a elaboração do Termo de Referência em Sustentabilidade do Sistema Sebrae e o mapeamento das experiências desenvolvidas pelas instituição no país.

Um banco de especialistas e consultores começará a ser formado para atender as MPE e empreendedores em todas as regiões brasileiras, para ajudá-los a tornar seus negócios sustentáveis. Ferramentas virtuais também serão construídas para facilitar o intercâmbio e a difusão das soluções sustentáveis para as MPE, segundo Suênia.
Imprimir