Imprimir

Notícias / Política BR

"A fruta está madura", diz líder sobre código florestal

De Brasília - Vinícius Tavares

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária no Congresso Nacional, deputado federal Moreira Mendes (PPS/RO), acredita que o relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB/SP) para o projeto de lei 1.876/1999, que atualiza o código florestal brasileiro, está pronto para ser votado pelo plenário da Câmara.

Embora o grupo de trabalho criado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS) ainda analise alguns pontos divergentes, Moreira acredita que mais de 90% dos itens já foram pacificados.

“Já foram ouvidos pequenos, médios e grandes agricultores de todo o Brasil e pesquisadores. Este relatório do deputado Aldo é o resultado de três anos de trabalho e de debates promovidos por nossa bancada. A fruta está madura para ser colhida no plenário”, declarou Moreira em alusão ao substitutivo de Aldo Rebelo.

Para o deputado federal Moreira Mendes, a manifestação que reuniu mais de 20 mil produtores rurais em Brasília, na semana passada, é uma demonstração inequívoca de que a legislação ambiental é restritiva para a produção de alimentos e insumos.

O parlamentar também acredita que a mobilização pode fazer com que a sociedade urbana muda a percepção, segundo ele, distorcida de que o setor rural é devastador para o meio ambiente.

“Este movimento vai ajudar a esclarecer a sociedade sobre a importância de manter o homem rural em sua atividade. Esse clamor popular vai reverberar positivamente para a provação do código florestal na Câmara e no Senado”, destacou.
Imprimir