Imprimir

Notícias / Política BR

Presidente da Câmara diz que pagará despesas de viagem à Espanha

G1

O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), afirmou nesta terça-feira (12) que vai pagar do próprio bolso as despesas da viagem oficial para a Espanha entre os dias 14 e 17 de abril. A decisão, segundo Maia, foi tomada depois de o petista confirmar que vai aproveitar a viagem para assistir ao jogo de futebol entre Barcelona e Real Madrid, no próximo dia 16, no estádio Santiago Bernabeu, em Madri.

Maia disse que dispensou o pagamento das passagens e das diárias a que teria direito na Câmara para “dirimir dúvidas” em torno da lisura do compromisso. “Em função do debate que houve em torno da matéria, não requeri o pagamento da passagem e as diárias que teria direito. Então, vou fazer toda a viagem pagando todas as despesas para dirimir as dúvidas que houveram sobre essa matéria”, afirmou.

Segundo a assessoria de Maia, o presidente da Casa levará na comitiva os deputados Romário (PSB-RJ), ex-jogador do Barcelona, e Eduardo Gomes (PSDB-TO), além de assessores e o filho de 13 anos. A viagem seria toda custeada com dinheiro da Câmara, à exceção das despesas do filho, que o deputado havia se comprometido a pagar.

Maia disse que também aconselhou aos colegas da Câmara a arcarem com as despesas da viagem. O presidente da Câmara disse que errou ao decidir levar o filho na viagem oficial. “Talvez o grande erro que eu tenha cometido tenha sido o fato de querer levar o meu filho numa viagem, para ter ele mais próximo de mim.”

O motivo oficial da viagem, segundo Maia, é uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados da Espanha, José Bono Martinez, para preparar o encontro de presidentes dos legislativos de países que integram o G-20, em maio. Além disso, Maia disse que irá aproveitar a viagem para tratar da deportação de brasileiros nos aeroportos da Espanha, problema que já causou polêmica entre a diplomacia dos dois países.

No último dia 7, o presidente da Câmara afirmou que iria ao jogo porque estaria marcado para o mesmo período da viagem. “A viagem já estava marcada, e o jogo vai coincidir. Não vejo nenhum problema em assistir. Poderia ir ao teatro, não tem problema algum. Vou para Porto Alegre hoje e vou ver o jogo do meu time, que mal há nisso?”, questionou Maia. Ele disse que o jogo não acontecerá no horário dos compromissos oficiais e, por isso, irá ao estádio.

Nesta terça, no entanto, Maia afirmou que não tem mais certeza de que irá assistir ao jogo. “Nem sei se vou ao jogo ainda. A agenda do jogo surgiu depois. Óbvio que se eu estiver lá, se tiver oportunidade, irei ao jogo, como poderia ir ao teatro ou a um parque de diversões levar o meu filho.”
Imprimir