Imprimir

Notícias / Cidades

Secretário anuncia programação do aniversário de Cuiabá

Da Assessoria

O secretário da Cultura de Cuiabá, Mario Olimpio, apresentou ontem (31) na Tribuna Livre da Câmara a programação do aniversário de Cuiabá, que completa 290 anos no próximo dia oito.

O secretário anunciou as ações que integram a programação festiva, cujo início se dará por ocasião da 3ª Festa do Peixe de Cuiabá, Turismo & Cultura, entre os dias 3 e 5 de abril, na comunidade São Gonçalo Beira Rio. No dia 3, às 18h, abertura oficial com a chegada da procissão com São Gonçalo e outros santos festeiros da comunidade (Santo Antonio, São João, São Pedro), apresentação de grupos de cururu e siriri Flor Ribeirinha, Flor do Campo, Viola de cocho, Raízes Cuiabanas e Semente ribeirinha. O evento agrega Feira de Artesanato e Feira da Agricultura Familiar.

No dia 7 de abril, véspera do aniversário, uma virada festiva reunirá desfile de blocos carnavalescos e escolas de samba, que vão brindar a chegada dos 290 anos. Com concentração a partir das 22 horas, na praça Santos Dumont, o percurso termina na praça Oito de Abril, com queima de fogos e baile popular. “É Cuiabá celebrada pelo carnaval, pela cultura popular”, disse.

No dia 8 de abril, a partir das 8h, tradicional Desfile Cívico com participação de escolas, bandas marciais, integrantes de projetos sociais, Exército e Polícia Militar, sob a coordenação do secretário Adjunto da Cultura, Moisés Martins.

O Museu do Morro da Caixa D Água Velha também comemora o aniversário da cidade com a terceira edição do projeto Bazar do Morro. Um circuito de obras de arte aproxima o visitante da produção artística cuiabana.

Destacou a série de eventos que terão como protagonista Vladimir Dias Pino, poeta visual que em parceria com Silva Freire criou o termo cuiabania. Dias Pino criou a Uniselva, com Gabriel Novis Neves, e é autor do monumento da praça Oito de Abril. Três exposições, distribuídas no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá Lázaro Papazian (Misc), Clube Feminino e Museu do Morro da Caixa D´Água Velha, vão permitir ao espectador o contato com suas obras. “Teremos também oficinas com Vladimir Dias Pino. A mostra começa a partir do dia 18 de abril”, informou .

O Festival do Rasqueado encerra a programação oficial do aniversário de Cuiabá pela Secretaria da Cultura de Cuiabá. Programado para os dias 24, 25 e 26 de abril, a iniciativa reunirá 32 nomes do Rasqueado, em show descentralizados. O centro histórico de Cuiabá terá locais para que os espetáculos aconteçam simultaneamente.


Imprimir