Imprimir

Notícias / Política MT

Sistema de licenciamento de aeroportos está falido, afirma Maggi

De Brasília - Marcos Coutinho

Preocupado com o estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cujo resultado revela que as obras de ampliação de nove dos 12 aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo não deverão ser concluídas a tempo da competição, o senador Blairo Maggi (PR-MT) afirmou que o sistema de licenciamento está falido e precisa ser mudado em caráter de urgência. "Precisamos simplificar", alerta Maggi.

E a preocupação do congressista mato-grossense é pertinente, pois entre os nove aeroportos que podem não ficar prontos até 2014 está o Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande. Segundo o Ipea, as obras da principal unidade aeroportuária de Mato Grosso só deverão ser concluídas em 2017.

"É uma situação preocupante. São 35 meses só para se obter as licenças. É um prazo que pode ser maior até do que o da obra em si", adverte Maggi, ao observar que o sete anos para construir um aeroporto é "tempo demais" para um país que cresce de forma significativa e necessita de uma logística mais arrojada.

Outros terminais que estão na mesma situação do Marechal Rondon são o de Manaus (AM), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Guarulhos (SP), Salvador (BA) e Campinas (SP).

O governo do Estado vem tentando assumir a obra do aeroporto Marechal Rondon, mas segundo os técnicos do Ipea, uma obra de infraestrutura em transportes leva em média 92 meses para ficar pronta, ou seja, mais de sete anos. Portanto, não haverá tempo hábil para a ampliação.
Imprimir