Imprimir

Notícias / Cidades

Frente Parlamentar do Cooperativismo Mato-grossense ganha força

Da Redação/Com Assessoria

A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso - OCB, participa da solenidade de reativação da Frente Parlamentar do Cooperativismo de Mato Grosso – FRENCOOP – MT, que será realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, às 19:30 horas, do dia 2 de abril (quinta-feira).

A solenidade será presidida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva. Estão confirmadas as presenças do presidente nacional da OCB, Márcio Lopes de Freitas, do deputado federal Odacir Zonta, presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), do presidente da OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, deputados federais e estaduais, além de lideranças do Sistema no Estado.

A frente parlamentar será composta por deputados nomeados por ato do presidente da Casa e será dirigida por um coordenador e um sub-coordenador, ainda a ser definidos. Ela é uma organização suprapartidária que tem como principal missão ser a voz do cooperativismo no legislativo, atuando como interlocutora nas ações e projetos de lei que promovam seu desenvolvimento. De acordo com o projeto de resolução, apresentado pelas lideranças partidárias da Assembleia Legislativa de MT, fica assegurada a participação da sociedade em todos os eventos realizados pela frente que utilizará todas as formas de publicidade para a sua comunicação.

A Frencoop foi criada em 1983, com a finalidade de dar sustentação política ao cooperativismo brasileiro. Seus 218 membros (201 deputados federais e 17 senadores da República) da Frencoop estão presentes em todas as comissões do Congresso Nacional, lutando pelos princípios cooperativistas. Os três senadores de Mato Grosso fazem parte da Frencoop Nacional - Gilberto Goellner, Jayme Campos e Serys Slhessarenko, e seis dos oito deputados federais mato-grossenses.

Em 1995, surgiu a primeira Frencoop estadual, no Rio Grande do Sul. Atualmente, o setor é representado em mais nove estados brasileiros: Goiás, Acre, Rio Grande do Norte, Rondônia Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, São Paulo e agora Mato Grosso.
Imprimir