Imprimir

Notícias / Política MT

Prefeitura efetiva 289 agentes comunitários em Rondonópolis

De Brasília - Marcos Coutinho

O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (PMDB), efetivou 289 agentes comunitários de saúde e endemias, em solenidade ocorrida na noite de quinta-feira com a presença do deputado federal Valtenir Pereira (PSB), um dos apoiadores da emenda 51, que respalda a efetivação da categoria pelos municípios.

Das 289 agentes efetivadas, 250 são agentes de saúde e 39 são agentes de endemias, cujos salários atuais são de R$ 714. Em junho, os vencimentos dos agentes deve subir para R$ 763, segundo informou o parlamentar socialista, por telefone, em entrevista ao Olhar Direto.

A categoria também tem direito a receber um adcional de 40% de insalubridade por estar em contato com pessoas doentes e trabalhar nas ruas (sob luz solar).

De acordo com Valtenir, a contratação dos agentes começou no Programa de Saúde Familiar (PSF) no Ceará e nos demais estados do Nordeste a partir de 1995. Contudo, ganhou força em Recife, capital de Pernambuco, que garantiu a efetivação dos agentes por conta da melhoria dos índices sociais e de saúde.

"Em Mato Grosso, mais de 60 prefeituras já efetivaram seus agentes comunitários de saúde, o que é uma conquista, mas precisamos avançar mais", salienta o congressista de Mato Grosso.

Pátio endossa a observação do deputado e ressalta que os índices sociais de Rondonópolis e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) melhoraram sensivelmente com o trabalho dos agentes. "O município, na ponta, acaba economizando com a saúde curativa, que é cara", acrescenta Pereira. 

Imprimir