Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Paraguai decreta feriado escolar para combater dengue

EFE

O governo do Paraguai informou neste sábado que na próxima terça-feira será feriado escolar no país com o objetivo de incentivar a população a ajudar nas tarefas de combate contra a epidemia de dengue, que já causou 30 mortes neste ano.

A ministra da Saúde, Esperanza Martínez, confirmou a jornalistas que o chefe de Estado, Fernando Lugo, adotou essa medida pouco antes de sua viagem ao Equador, visita oficial que concluirá na próxima terça-feira.

A medida que, segundo Martínez, não foi previamente consultada pelo ministério da Saúde, corresponde a uma resolução emitida na quinta-feira passada pelo Congresso, emoldurada em um projeto de declaração de emergência nacional por dengue.

"Vamos trabalhar para ver como vamos administrar este feriado escolar. Realmente lamentamos que não tenha ocorrido uma comunicação prévia", asseverou a ministra. "Minha ideia é convocar o Parlamento, que propiciou esta lei, o setor privado, o Conselho de Ministros e decidir todos juntos como encarar a tarefa", expressou Esperanza.

Porta-vozes do Poder Executivo indicaram que na próxima segunda-feira anunciarão detalhes da jornada de feriado escolar, que até o momento não foi confirmado se regerá para toda a população. As autoridades de saúde confirmaram na sexta-feira a morte de cinco pessoas por dengue, o que elevou a 30 o número de mortos pela doença, e explicaram que cerca de 400 pacientes são internados semanalmente por diagnósticos febris com suspeita de dengue.
Imprimir