Imprimir

Notícias / Política MT

Eder confirmado na Agecopa e José Lacerda na Casa Civil

Da Redação - Pollyana Araújo e Julia Munhoz

O governador Silval Barbosa (PMDB) confirmou o nome do secretário-chefe da Casa Civil, Éder Moraes, como novo presidente da Agência de Execução dos Projetos da Copa do Pantanal (Agecopa) nesta segunda-feira (18) e já adiantou o sucessor. Trata-se do ex-deputado estadual e hoje assessor da Casa Civil, José Lacerda.

Silval concedeu total autonomia a Eder na tomada de decisões à frente da autarquia, responsável pela elaboração e concretização de todos os projetos relacionados à Copa, e ainda pediu ao secretariado que o auxilie nessa nova "empreitada". “Há uma série de medidas que depende de outras pastas. Pedi aos outros secretários que o  ajudem”, afirmou Silval, exaltando o preparo do secretário para enfrentar o desafio.

A posse depende da Assembleia Legislativa, que decidirá se vai sabatinar ou não o futuro presidente da Agecopa. O governador já passou a "bola" sobre a escolha do sistema modal de transporte coletivo a Eder. Hoje, a indefinição está em torno do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e o Bus Rapid Transit (BRT). "Eder que vai cuidar do VLT e do BRT", frisou o peemedebista, que vai consultar a Fifa sobre o modelo mais viável.

Eder adiantou que a prioridade inicial é colocar em prática a matriz de responsabilidade da Agecopa, porém, com um estilo diferente de administrar, prometendo "surpresa". Sobre a posse, informou que irá remeter o ofício ao presidente da AL, deputado José Riva (PP), ainda hoje, comunicando sobre a escolha e espera que até a próxima semana seja empossado no lugar de Yênes Magalhães, presidente interino do órgão.

Com a nomeação de Eder, Yênes voltará a ocupar a diretoria de Planejamento da Agecopa, seu cargo de origem. Desde outubro do ano passado, quando Adilton Sachetti pediu demissão, ele vinha acumulando as duas funções. Chegou a ser cotado para assumir a autarquia em definitivo, mas o governador mudou de ideia e resolveu designar Eder para desempenhar a função.
Imprimir