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Órgão Estadual de Defesa do Consumidor recebe técnicos do Procon de São Paulo

Da Redação/Com Assessoria

A Superintendência de Defesa do Consumidor recebeu, a equipe de técnicos do Procon Estadual de São Paulo para capacitá-los quanto à implantação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), nos municípios do interior Paulista.

O Sindec é uma ferramenta de trabalho que possibilita a gestão do atendimento nos Procons, como o registro de reclamações, acompanhamento das demandas e a elaboração de relatórios gerenciais. Foi implantado novamente no Procon-SP no início deste ano, e agora, o órgão pretende instalar o sistema nas 219 unidades municipais de defesa do consumidor do estado.

Com este intuito, os técnicos de Proteção e Defesa do Consumidor, Ana Paula Guedes e Adolfo Oliveira foram capacitados sobre o funcionamento do sistema, a inclusão de dados, a baixa de processos e a formação do Cadastro de Reclamações fundamentadas, uma lista publicada anualmente pelo Ministério da Justiça com o nome dos fornecedores que desrespeitam os direitos do consumidor.

Já os técnicos de Informática do Procon-SP, Luiz Xavier e Marcelo Girardi receberam orientações para a implementação do sistema nos computadores, a manutenção da rede e a verificação da tecnologia necessária para o bom funcionamento do Sindec nos municípios.

Em Mato Grosso, além dos postos do Procon Estadual, cinco municípios já possuem Sindec. Para 2009, outras seis unidades municipais devem ser contempladas com esta ferramenta de trabalho. Dessa forma, as reclamações locais ficam interligadas ao Procon Estadual e ao Ministério da Justiça, em Brasília-DF.

“O Procon-MT foi escolhido para o treinamento da municipalização do sistema, em decorrência da indicação, segundo critérios técnicos, do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, órgão que rege a Política Nacional das Relações de Consumo. As informações recebidas foram esclarecedoras e definitivas no planejamento das dez primeiras unidades municipais que devem receber o Sindec este ano”, disseram os técnicos, Adolfo Oliveira e Ana Paula Guedes.

O Procon São Paulo foi um dos pioneiros na luta pelo direito do consumidor no país, tendo iniciado suas primeiras atividades em 1976. Há 11 anos, o órgão é uma fundação, tendo autonomia administrativa e financeira para tomar suas decisões e assim, avançar, no equilíbrio das relações de consumo no estado e no país. Para mais informações, consulte a página do órgão na internet pelo endereço eletrônico www.procon.sp.gov.br.
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