Imprimir

Notícias / Brasil

Inea vai multar concessionária após vazamento de esgoto no RJ

G1

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou nesta segunda-feira (18) que vai multar a concessionária Águas de Niterói pelo acidente ambiental que provocou o derramamento de cerca de 6 milhões de litros de esgoto da Estação de Tratamento Toque-Toque, localizada na Praça Azevedo Cruz, no Centro de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, no domingo (17) .

De acordo com o Inea, o auto de constatação será entregue à concessionária nesta terça-feira (19), após a conclusão do relatório dos técnicos da Gerência de Licenciamento de Atividades de Saneamento e Resíduos do instituto. O valor da multa, no entanto, ainda será definido pelo Conselho Diretor do Inea.

Com o rompimento de uma parede da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Toque-Toque, a força da correnteza de esgoto arrastou veículos, inundou imóveis e deixou dez pessoas feridas.

Uma delas foi o aposentado Ubirajara da Costa Viellas, de 66 anos, que chegou a ser arrastado por cerca de 100 metros pela força da onda de esgoto que inundou ruas do bairro Ponta D'Areia. “Eu fui arrastado, era uma onda de lama. A força me jogou no chão e eu fui levado. Foi terrível, uma sensação inimaginável, pensei que tinha morrido, pensei na morte”, descreveu ele, nesta segunda (18).

Milhões de litros de esgoto vazaram e tomaram as ruas do bairro. O muro que desabou foi construído há pouco mais de 2 anos, de acordo com Dante Lusivotto, diretor da Águas de Niterói. Segundo ele, uma das paredes do tanque da estação de tratamento cedeu. As causas deverão ser identificadas nos próximos dias, quando sairá o laudo da perícia técnica. O vazamento de esgoto deixou dez pessoas feridas.

Limpeza continua nesta segunda
Lusivotto afirmou que a empresa irá ressarcir todo prejuízo causado em função do acidente, assim como vai indenizar as pessoas afetadas pelo ocorrido. De acordo com a prefeitura de Niterói, o trabalho de limpeza continuará a ser feito durante toda a segunda.

“O esgoto que vazou já estava numa segunda fase de tratamento. Todo o tratamento preliminar e o primário já tinham sido feitos. Por isso, o impacto não foi de maior proporção. A área está isolada por medida de segurança até que seja concluída a perícia técnica”, disse o diretor.

“Existe um restaurante que foi afetado, diversos carros foram danificados, foram inclusive rebocados para um lugar seguro, para ser feita a avaliação para a indenização. As pessoas também estão sendo assistidas. Atualmente, só duas estão hospitalizadas, que foram removidas para o Hospital de Clínicas de Niterói e a empresa está prestando todo o acompanhamento”, completou o diretor.

O tanque danificado foi totalmente isolado, segundo o diretor, mas a estação de tratamento de esgoto está funcionando, operando em toda a área central de Niterói e parte da Zona Norte. O diretor disse ainda que, tão logo seja concluída a perícia, será iniciada a reconstrução da parede do tanque.
Imprimir