Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Controle da Hipertensão é tema de palestra para 3ª idade

Da Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta terça-feira, dia 19 de abril, uma palestra para os frequentadores do Núcleo de Estudos e Atividade da terceira Idade – Neati sobre Hipertensão. O encontro que aconteceu no campus da UFMT faz parte da programação do Ministério da Saúde para lembrar o Dia Nacional de Controle da Hipertensão que neste ano tem como tema 12x8, medida de pressão ideal para as pessoas.

A técnica do Programa HiperDia, Kelly Laura Lima Pinto, explicou que em Rondonópolis mais de dez mil pessoas são hipertensas, ou seja, quase 10% população. De acordo com Kelly o grupo da terceira idade pode servir como exemplo para a população. “Os idosos são ativos, praticam atividades físicas e cuidam da saúde”, diz.



A Secretaria fez camisetas com o tema da campanha para sensibilizar a população. “As pessoas precisam ter um cartão de controle da pressão arterial para que ele mesmo possa acompanhar e ver se há algo de errado, para se cuidar”, fala.

A diretora do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Lindalva Maria Novaes Garsk, comentou sobre a importância da palestra. “Encontros como esse são fundamentais para conscientizar a população sobre a prevenção. Temos que ajudar as pessoas a viver mais”, comenta.


Imprimir