Imprimir

Notícias / Política MT

Mais de 170 obras públicas estão paradas em Mato Grosso

Da Redação/KM

Pelo menos, 172 obras públicas tanto do Governo do Estado como de prefeituras estão paralisadas em Mato Grosso, e que chegaram a movimentar R$268 milhões, sendo que 68% desse valor são pertencentes aos cofres estaduais. Conforme lista divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) referente ao último ano, 14 obras estão paralisadas por quase dois anos.

Do montante gasto em obras que estão paralisadas, 72% são de responsabilidade da Secretaria Estadual de Infraestrutura, 7% da Prefeitura de Sinop e 6% da Prefeitura de Guarantã do Norte e a maioria referem-se a obras na área de transporte (40%), área de educação (14%), relativa a edifícios administrativos (10%) e na área de saneamento básico (10%).

Nos relatórios encaminhados ao TCE pelos órgãos estaduais e prefeituras dão conta que as principais justificativas de paralisação de obras públicas é devido ao excesso de chuvas e ainda falta de recursos. O presidente do Tribunal de Contas, Antônio Joaquim, determinou a elaboração de um novo relatório até o final deste semestre, para servir de comparativo com o quadro apurado de 2008.

Desta vez, serão incluídas obras não assumidas ou não informadas, mas que sejam de conhecimento do Controle Externo ou então objeto de denúncia da população ou agente público. Estranhamento caso do Hospital Central de Cuiabá, cujas obras estão paradas há mais de 20 anos não constam da lista. A obra não foi relacionada pelo Governo Estadual e o TCE vai incluí-la no quadro de 2009.
 
Atenderam à determinação do TCE de encaminhamento de informação 115 Prefeituras, além da maioria dos órgãos públicos estaduais, com destaque para as Secretarias de Infraestrutura, de Educação e de Saúde. Pelo menos 26 prefeituras não encaminharam nenhum tipo de informação

Confira aqui a listas de obras paralisadas.
Imprimir