Imprimir

Notícias / Esportes

Médicos e nutricionistas cornetam dieta de Adriano e dizem que “dia do lixo” pode atrasar recuperação

R7

Emagrecer seis quilos em dez dias é difícil. E pode se tornar ainda mais complicado se, em um dos dias da semana, uma cervejinha for liberada. Mesmo levando em consideração o fato de que Adriano é um atleta de alto nível, nutricionistas e médicos ouvidos pelo R7 acham difícil que a meta estabelecida pelo Corinthians ao Imperador seja cumprida.

O Timão quer Adriano em forma no máximo daqui a duas semanas. Considerando o histórico do jogador, a equipe liberou álcool e uma alimentação menos rígida uma vez por semana. Mas, de acordo com o nutricionista Rafael Claro, pesquisador do departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo), a dieta não é das mais recomendadas.

- Vai depender de quanta atividade física ele vai conseguir fazer, mas não é saudável, sem sombra de dúvida. Três quilos por semana é demais, é o limite do exagero. O limite ideal é apenas 1% do peso por semana. Então vamos supor que, se ele pesasse 100 kg, seria um quilo por semana. É com algo em torno disso que se trabalha na nutrição. Essa meta é acima do normal. Ele vai ter que fazer muita atividade aeróbica para atingi-la.

O nutricionista disse que, para um paciente comum, essa é uma recomendação insegura. Sobre a cerveja, afirmou que o clube poderia ter proibido Adriano de ingerir álcool pelo menos no período da dieta.

- São apenas duas semanas, então ele poderia ficar sem beber que não ia fazer mal algum. Acho que talvez a ideia seja não deixar ele muito ansioso para que o jogador não coma muito no período da dieta. É uma hipótese.

Para Ismael Forte, professor do departamento de educação física da Unesp (Universidade do Estado de São Paulo), a meta proposta a Adriano é radical, o que não é recomendado. Além disso, a cerveja que ele poderá ingerir vai acrescentar calorias a sua dieta e tornar mais difícil a perda de peso.

Confira também
Leia todas as notícias do Corinthians

Quer ler mais notícias do R7? Clique aqui

Crie seu e-mail @r7. É fácil, rápido e grátis
- Seis quilos é muita coisa em dez dias. Mas, que é possível, é. O nível de agressão que o corpo vai sofrer com essa dieta radical a gente não sabe. A gente sabe que isso não é uma coisa comum e nem recomendada. Nada radical é recomendado. Qualquer programa de controle de peso, perda de peso, não deve ser radical. Mas no Corinthians o pessoal tem equipamentos para analisar a composição corporal dos atletas. Sabem o que estão fazendo.

Coordenador do Centro de Referência em Medicina do Esporte do Hospital 9 de Julho, Páblius Staduto Braga da Silva levantou outra questão: o sono. Para fazer uma dieta muito rígida e ainda poder ingerir cerveja, o jogador terá que dormir bastante e com qualidade. Adepto a noitadas e festas, o Imperador terá que segurar seu ímpeto “baladeiro” na noite paulistana pelo menos enquanto estiver fora de forma.

- Essa meta é muito difícil, o número em si. Mas um corpo acostumado com todas as loucuras em termos de dieta acaba às vezes mantendo um ritmo de emagrecimento. Quanto ao álcool, não é o ideal, porque o álcool faz desidratar. Se for necessidade, muito importante, o fato de liberar um dia não vai estragar a semana, mas ele vai ter que dormir muito bem. Então é temeroso. Se você perguntar para um médico do esporte sobre uma dieta e atividade física, no mínimo ele vai falar que durma bem.

Carlos Gaiane, médico especializado em cardiologia do Spa Itu Garden, afirmou que o jogador pode até conseguir perder os seis quilos em dez dias, mas terá de tomar cuidado para não perder massa muscular e explosão.

Além disso, segundo Gaiane, o “dia do lixo” proposto pelo Corinthians terá de ser moderado, com “duas taças de vinho ou uma a duas latinhas de cerveja”. Mais do que isso pode prejudicar a dieta.

Enquanto Adriano batalha contra a balança, fatos curiosos vêm à tona. Nesta terça-feira (12), o Corinthians divulgou imagem do atacante no CT Joaquim Grava. Nela, o jogador está significativamente mais magro do que na realidade
Imprimir