Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

EUA aprovam primeira vacina para bebês contra meningite fulminante

EFE

O FDA (entidade responsável pelo controle de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos) aprovou a primeira vacina que previne em bebês as infecções sanguíneas por um tipo de bactéria que pode provocar amputações de membros e a morte do paciente.
Em comunicado, o FDA anunciou nesta sexta-feira (22) a aprovação do uso de Menactra para crianças a partir de nove meses, um medicamento que previne a infecção em massa da Neisseria meningitidis, a bactéria causadora da doença conhecida como meningococcemia, púrpura fulminante ou meningite fulminante.

Essa doença, mais comum na população de baixa renda, ocorre quando a bactéria, que se concentra na região do nariz e da garganta, chega à corrente sanguínea e provoca uma infecção generalizada.

Nos casos mais graves, os pacientes sofrem gangrena em suas extremidades, que podem ser amputadas, e podem até morrer.

Ainda que em caso de cura, as infecções podem deixar profundas cicatrizes. A Neisseria meningitidis é a causa principal da meningite que afeta crianças, e o FDA lembra que mesmo com o tratamento adequado com antibióticos, cerca de 15% dos pacientes morrem.

O órgão do governo americano já autorizou em 2005 o uso de Menactra para pessoas entre 11 e 55 anos, e em 2007 para as crianças a partir de dois anos. A vacina é fabricada pelo laboratório Sanofi Pasteur
Imprimir