Imprimir

Notícias / Economia

Confiança do consumidor cai pelo 2º trimestre seguido, diz CNI

Folha Online

A confiança do consumidor na economia brasileira recuou pelo segundo trimestre consecutivo, segundo pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), e voltou ao nível registrado em setembro de 2005.
 
Índice Nacional de Expectativa do Consumidor recuou 3,2% na comparação com dezembro de 2008 e 4,7% na comparação com março de 2008.

Nos últimos seis meses, marcados pela piora na crise econômica mundial, o índice acumula um recuo de 8,1%. Em setembro do ano passado, o índice chegou ao seu pico histórico (115,5 pontos).

A pesquisa leva em conta as expectativas em relação a indicadores como emprego, renda, inflação, endividamento e compras.

Houve uma forte queda no otimismo em relação ao emprego. O índice registrou queda de 4,2% na comparação com dezembro e acumula queda de 19,8% na comparação com março de 2008. É o menor desde novembro de 2001. O índice de expectativa com relação à própria renda mostrou recuo de 1,3%, o segundo consecutivo.

Também houve piora em relação ao endividamento dos consumidores e da sua situação financeira. Com isso, houve uma queda de 6% na expectativa de gastos com produtos de maior valor.

"O consumidor brasileiro ajustou suas expectativas em linha com o agravamento do quadro de crise da economia mundial e seus impactos no Brasil", diz o gerente-executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.

Imprimir