Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Metade dos adultos em Cuiabá estão acima do peso, mostra uma pesquisa

De Brasília - Vinícius Tavares

O percentual de pessoas com sobrepeso em Cuiabá chegou a 50% em 2010, enquanto em 2006, apenas 45 % estavam acima do peso ideal. No país, a proporção de adultos obesos subiu de 11,4 por cento para 15. O resultado faz parte do Vigitel, pesquisa feita pelo Ministério da Saúde para avaliar as condições de saúde da população.

Para o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Jarbas Barbosa, uma das medidas mais eficazes contra o sobrepeso é a informação. Segundo ele, a população precisa criar o hábito de se informar melhor sobre os alimentos consumidos.

"No caso da obesidade, a pessoa saber se informar, fazer a escolha adequada quando vai fazer a feira no supermercado”, destacou o secretário.

O fenômeno da obesidade no Brasil ficou mais evidente de uns dez anos pra cá com o aumento da oferta de alimentos, a partir dos programas de combate à fome e devido ao fácil acesso da população de baixa renda a alimentos como açucares e gorduras.

De acordo com Jarbas Barbosa, a melhoria dos padrões sociais no Brasil tem propiciado um maior acesso aos bens de consumo.

“A instrução pode fazer com que, ao invés de adquirir alimentos que não tem nenhum valor nutricional mais que engordam, as pessoas possam adquirir mais frutas e legumes", explica o secretário.

A pesquisa revelou ainda que apenas 18% dos brasileiros adultos consomem a quantidade recomendada de frutas e hortaliças pela Organização Mundial de Saúde, que é de quatro porções ao dia.
Imprimir