Imprimir

Notícias / Política MT

Sinop vai receber do Ibama 463 m³ de toras apreendidas

De Sinop - Alexandre Alves

Os vereadores de Sinop votam, durante a sessão ordinária desta segunda-feira, projeto de Lei do Poder Executivo autorizando a Prefeitura a receber doação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama – na ordem de 468,7 m³ de toras, para fins específicos de uso em obras sociais.

Conforme o projeto, as toras são das espécies Amescla, Cambará, Leiteira, Angelim, Cedro-amazonense, Itaúba, Angelim-pedra e Garapeira, apreendidas em operações do Ibama – Superintendência de Sinop. As despesas para transporte e beneficiamento das toras serão por conta do erário municipal.

A madeira foi apreendida em desmatamento ilegal na região de Cláudia, que fica a 80 km de Sinop, constatada no decorrer da operação Disparada. Segundo o gerente executivo do Ibama, Mathias Krause, a madeira encontrava-se pronta para retirada em esplanadas de uma grande propriedade rural no município.

Uma das secretarias que vão receber a madeira é a de Trânsito e Transporte Urbano, representada pelo secretário Júlio Dias, que solicitara doação de madeira ainda em 2009 para construção de abrigos para passageiros de ônibus na área urbana. Já a Secretaria de Educação pediu doação de madeira ao Ibama para construção de quiosques nas escolas do município, no âmbito do programa federal Mais Educação.

Segundo Mathias Krause, esta é uma prática que deve ser implementada visando à rápida doação de madeiras apreendidas, evitando-se assim o desvio da mesma ou seu perecimento frente às intempéries, servindo à coletividade – inclusive, como instrumento de educação ambiental.
Imprimir