Imprimir

Notícias / Educação

Deputado cobra instalação de campus da UFMT em Lucas

De Sinop - Alexandre Alves

O deputado federal Neri Gueller (PP) encaminhou pedido ao Ministério da Educação para instalação de campus da Universidade Federal de Mato Grosso (IFMT) no município de Lucas do Rio Verde (350 km de Cuiabá). A indicação encontra-se com o ministro chefe da Casa Civil, Antonio Palocci.

Gueller informou ao ministro da Educação, Fernando Haddad, que Lucas é um município em franco desenvolvimento e com grande potencial a ser explorado, principalmente por aglutinação de fatores, como a instalação de um terminal da Ferrovia de Integração do Centro Oeste (Fico) – que está em processo de implantação, a forte produção agrícola e instalação de indústrias, como a Sadia.

“O campus da UFMT deve funcionar como uma unidade de ensino avançado, levando conhecimento e progresso para o município de Lucas do Rio Verde e cidades circunvizinhas. A formação e capacitação de nível superior da demanda populacional acontecerão através de cursos específicos na área de serviços e de cursos de extensão na área de processos produtivos, agregando mais conhecimento e gerando profissionais melhores qualificados para o mundo de trabalho na própria região, além de contribuir para uma substancial melhoria de qualidade de vida da comunidade em geral” argumenta o deputado.

Neri sustenta ainda seu pedido ao governo federal apontando que a cidade registra índice de crescimento acima de 10% ao ano e que a UFMT sempre buscou o desenvolvimento regional, ofertando cursos nas áreas do ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão, através das unidades em Cuiabá, Rondonópolis, Médio Araguaia e Sinop.

“A estrutura de ensino dos cursos do campus de Lucas do Rio Verde funcionará com base em laboratórios e oficinas, nas áreas voltadas principalmente à agricultura e ao agronegócio. Isto porque capacitará mão de obra para o trabalho no campo em diversas atividades laborais, suprindo dificuldades encontradas na própria região e observando-se, sobretudo, a vocação da região.

Emancipado em 1987, Lucas do Rio Verde teve salto de pouco mais de 11 mil habitantes em 2000, para quase 50 mil em 2010. Para tanto, foi necessário criar um dos mais modernos planos de diretrizes de ocupação para sustentar o crescimento de forma acelerada. “Lucas do Rio Verde tem 3.6 mil hectares e suporta crescimento de até 300 mil habitantes, com planejamento que permite a preservação de nascentes e reservas legais”, pontua o deputado federal, que tem base eleitoral na microrregião de Lucas.

“A chegada do Campus a Lucas do Rio Verde será uma vitória para seu povo na área de Ciência e Tecnologia, afinal se está falando em transferência de conhecimentos e promoção de uma educação em nível superior de qualidade numa região sempre promissora economicamente de nosso país”, finaliza, no documento indicativo.
Imprimir