Imprimir

Notícias / Educação

Governo quer levar 75 mil estudantes para o exterior até 2014

R7

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (26) que quer levar pelo menos 75 mil jovens estudantes para o exterior até 2014. O programa de intercâmbio é voltado para alunos da carreira relacionadas à ciência. A presidente disse que quer capacitar os estudantes para que eles virem os “futuros cientistas do país”.

- Vamos recorrer a umcmecanismo que vários países do mundo recorreram, que é enviar brasileiros e brasileiras para fazer, ou de forma parcial, ou de forma completa, cursos no exterior, nas áreas de Ciências, sobretudo de Ciências Exatas.

Durante a reunião do CDES ( Conselho de Desenvovimento Econômico e Social ) Dilma disse que o número de benefícios pode ser ainda maior , caso a iniciativa privada ajude no projeto.

- Eu acredito que o setor privado pode comparecer com uma ajuda aos estudantes brasileiros e ao Brasil, de forma que nos permita chegar a 100 mil bolsas em 2014

Estado Unidos

Durante a visita do presidente dos Estados Unidos , Barack Obama, ao Brasil , em março, os dois chefes de Estado assinaram um acordo para ampliar o intercâmbio entre os dois países.

Haverá uma parceria entre a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e a Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos, para “incrementar” o intercâmbio de cientistas, pós-graduandos e professores, especialmente na área de biodiversidade.

A Capes mantém 14 programas de intercâmbio educacional e científico com os Estados Unidos e já financiou a formação de 6.000 bolsistas brasileiros em universidades daquele país entre 1998 e 2010 – especialmente nas áreas de engenharia, ciências sociais aplicadas, ciências agrárias e saúde.
Imprimir