Imprimir

Notícias / Cidades

Município de Nortelândia obtém credenciamento para elaborar projetos

Da Redação/Com Assessoria

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural aprovou em assembléia realizada no ultimo dia 18 de março, a habilitação do município de Nortelândia, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, para elaboração de projetos de captação de recursos do FCO, PRONAF, entre outras linhas de crédito para financiamento e consequentemente prestar assistência técnica aos produtores. A medida não inviabiliza parceria que deverá ser firmada com a Empaer, dentro de um modelo de gestão e assistência técnica.

A busca por esta habilitação se deu em razão da má prestação de serviços de outras empresas, que após receberem os recursos pela elaboração de projetos, praticamente abandonavam os produtores a própria sorte, e os problemas acabavam sobrando para o município, que se via obrigado a atender os pequenos empresários rurais, para diminuir os prejuízos pela falta de um acompanhamento técnico adequado.

Os recursos arrecadados com a elaboração dos projetos serão depositados na conta de um fundo de desenvolvimento econômico, e servirá para contratação de diversos técnicos e profissionais especializados que darão assistência aos interessados, dentro da cadeia produtiva definida pelo município.

O prefeito municipal, Neurilan Fraga, enfatizou a importância desta conquista principalmente para as pessoas que serão beneficiadas com a assistência oferecida pelo município e o ganho que isso representa para o setor produtivo local. “ O município esta presente o tempo todo e os produtores terão de quem e onde cobrar, isso representa um grande avanço para pequenos e médios produtores, por que daremos assistência de fato” destacou.

Nortelândia possui três assentamentos rurais, que atendem pouco mais de 300 famílias, além de outras centenas de propriedades particulares, diante da potencialidade a administração municipal vem desencadeando ações que visam fortalecer o setor agrícola, já com algumas conquistas, como a fundação de uma cooperativa de produtores rurais, recursos para construção de um mini-laticinio, farinheira e projetos para produção de açúcar mascavo, plantio de pupunha e uma planta industrial para sua industrialização, além de seringueira e fruticultura. O município possui três patrulhas mecanizadas e até o final do ano, outras duas devem ser incorporadas para atender a Zona Rural, entre outras ações que estão sendo planejadas, com o objetivo principal de mudar o perfil econômico da cidade, gerando emprego e renda as centenas de famílias da agricultura familiar.
Imprimir