Imprimir

Notícias / Política MT

Riva critica a falta de ação do governo Federal nas questões ambientais

Da Redação/Alline Marques

O deputado José Riva (PP) criticou o governo Federal por não cumprir com suas promessas no que diz ao combate ao desmatamento na Amazônia. O lema defendido pelo parlamentar é: sair do discurso e colocar em prática.

O progressista relembrou o discurso do ministro de Assuntos Estratégicos, Magabeira Unger, que afirmou, em visita a Sinop no mês passado, que o problema da Amazônia não seria resolvido com polícia, porém continua ocorrendo operações na região.

“O Magabeira disse que não vai ser a Polícia Federal que vai resolver isso lá, só que dizem uma coisa e fazem outras. É um absurdo, a polícia continua lá. (...) Porque para vir falar o que o povo quer ouvir, não precisa”, declarou.

Riva também defendeu que é preciso mais investimentos em tecnologia. “Eles falam na redução do desmatamento, mas não vão ao célere da questão: ter dinheiro para investir na tecnologia”, reclamou.

O deputado disse que irá propor ao governador a implantação de um programa de crédito aos pecuaristas para que possam implantar o sistema de “Voisin”, que serve para o ordenamento do gado e reduz o desmatamento. É uma técnica criada pelo francês André Voisin.

Segundo Riva, existem uma barreira enorme para a implantação do voisin no Fundo da Amazônia, criado recentemente. Ele explica que este sistema é possível quadruplicar a produção de gado, reduzir o desmate e o custo é menor.

“Para você desmatar 50 hectares de terra onde cabem no máximo 60 bois, formar o pasto e fazer a cerca você gasta mais ou menos R$ 50 mil, agora para você fazer o voisin em 50 hectares, além de quadriplicar o gado, o gasto é de aproximadamente R$ 30 mil”, relatou.

O deputado também questiona a viabilidade do Fundo da Amazônia. “Espero que o fundo seja para isso, melhorar tecnologicamente a questão da pastagem extensiva. Senão não tem sentido, criar fundo para financiar política ambientalista. Já temos uma boa legislação ambiental, basta fazer com que ela seja cumprida e estamos conscientizando a população para isso”, informou.

Com relação ao ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc, Riva diz que até o elogiou por ter dado celeridade aos processos, porém reclamou da falta de sintonia entre o discurso e a ação. Já que ontem, Minc se mostrou muito prestativo, porém nada muda.
Imprimir