Imprimir

Notícias / Cidades

Secretaria recebe veículos para desenvolver agricultura de Nortelândia

Da Redação/Com Assessoria

Determinada a virar uma página da história econômica do município de Nortelândia, através do fortalecimento da atividade rural, a administração municipal está desde o inicio do atual governo desenvolvendo várias ações com vistas a fortalecer a produção agrícola, por meio da agricultura familiar, para isso já discutiu com os pequenos proprietários rurais vários projetos importantes, desde a formação de uma cooperativa de produtores rurais que será fundada durante uma reunião no próximo dia 17 de Março até a definição de cadeias produtivas que receberão atenção especial da administração.

A primeira ação do governo foi criar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que é responsável por tocar todos os projetos de desenvolvimento urbano e rural de Nortelândia. A pasta passou a cuidar de todos os assuntos relacionamentos ao fortalecimento da agricultura e do comércio, bem como elaborar projetos de captação de recursos financeiros, assistência técnica, entre outras atividades. As patrulhas mecanizadas só atendem os produtores, após constatação de viabilidade econômica e técnica do que se pretende produzir feita pelos técnicos da secretaria, que contratou profissionais da área como engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, e ainda pretende ter em seus quadros médicos veterinários e especialistas em varias outras áreas para orientar os produtores na produção, com o fim de obter o melhor resultado.

Gestões do prefeito municipal, junto aos órgãos estaduais e federais têm garantido recursos importantes para implementar os projetos, como a construção de um mini-laticinio que atenderá os produtores de leite, com recursos do Governo do Estado de Mato Grosso, paralelo a isso, estão garantidos recursos da ordem de R$ 326 mil reais, do Ministério da Integração Nacional, para aquisição de um caminhão graneleiro e um carro de apoio, que proporcionará um aumento no preço do leite . Uma farinheira vai agregar valores com os produtores de mandioca e outro estudo pretende criar um núcleo de produção de açúcar mascavo, o plantio de 250 equitares de pupunha e a instalação de uma planta industrial para seu beneficiamento. Outro projeto que esta sendo elaborado, esta relacionado ao plantio de seringa e a fruticultura, entre outros pequenos como a produção de buchas e sua industrialização no próprio município, para gerar renda e emprego.

Para apoiar esses projetos, a prefeitura municipal viabilizou um comodato com o Governo do Estado, e entregou a secretaria de desenvolvimento econômico, durante ato no auditório da Casa da Cultura “Judith Dias Barreto”, na tarde desta quarta-feira (01), dois veículos e duas motocicletas, sendo uma caminhonete e um veiculo uno, que servirão para locomoção da equipe técnica da secretaria tanto na Zona Rural como Urbana, prestando assistência técnica aos produtores e desenvolvendo ações de fortalecimento do comércio local.

“Nosso governo definiu como prioridade o apoio ao homem do campo e estamos dotando a pasta criada com esse objetivo de toda estrutura necessária para que haja resultados práticos e possamos fortalecer nossa economia” destacou o prefeito Neurilan Fraga.

O Secretario Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ruberley Gomes de Rezende, elogiou a determinação do chefe do executivo municipal, que não tem medido esforços para dotar o setor de toda estrutura necessária para provocar o crescimento econômico que a sociedade tanto cobra dos governantes. “O governo municipal possui vontade política e quer fortalecer o setor, mudar o perfil econômico e garantir o desenvolvimento econômico e social de Nortelândia, isso é muito importante um governo com pensamento voltado para gerar renda” avaliou ele.

Os veículos atenderão todas as demandas, facilitando o acesso dos técnicos a Zona Rural e no meio urbano, dando assistência às duas classes econômicas de forma organizada e projetada. Agora a secretaria de desenvolvimento econômico conta com duas motocicletas e dois veículos para apoiar as ações de governo junto à agricultura familiar.

Participaram da solenidade, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Aníbal de Oliveira, o líder do prefeito no legislativo Luis Fernandes de Souza, os vereadores Vagnir Barbosa Batista, Nilson Neves, Benedito Hudson, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Adércio Perovano, representantes de associações, empresários e populares.
Imprimir