Imprimir

Notícias / Política BR

Políticas sociais de países em desenvolvimento têm que ter continuidade, aponta ONG

ABr

As políticas sociais que vêm sendo implementadas pelos países em desenvolvimento não podem sofrer descontinuidade, adverte o relatório da organização não-governamental ActionAid, divulgado hoje (2) em Londres, durante a reunião dos chefes de governo e de Estado que fazem parte do G20, grupo é integrado pelas maiores economias e países emergentes, entre os quais o Brasil.

Na opinião do coordenador do Programa de Segurança Alimentar da ONG, Celso Marcatto, o Brasil está no bom caminho, em termos de políticas sociais.

Segundo ele, programas como o Bolsa Família, o Programa de Aquisição de Alimentos, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), enfim, todos os programas que visam a acabar com fome e a pobreza extrema estão, efetivamente, contribuindo para melhorar a situação da pobreza no Brasil. "Os dados estão mostrando isso”, afirmou.

No Nordeste, onde a ONG atua diretamente no combate à fome, Marcatto afirmou que é visível a melhoria da situação das famílias e das crianças dentro das escolas, nos últimos anos. Ele destacou, entretanto, que é necessário muito mais investimento para eliminar os efeitos de “muitas décadas de não investimento”.

Para romper essa barreira e diminuir a distância entre ricos e pobres, “nós vamos precisar de muito mais”. Marcatto sugere que as políticas sociais em vigor sejam mantidas e ampliadas e que haja um grande investimento público.

Segundo Marcatto, o governo “patina, às vezes”, em áreas como a reforma agrária. Ele aavalia que, sem resolver o problema da concentração da terra no campo, “nós não vamos muito longe”.

Para o coordenador da Action Aid, o governo deve investir mais na educação e na saúde. “Nós temos que avançar nessas áreas.”

A ActionAid está presente em mais de 40 países há 35 anos. Seu trabalho é direcionado à melhoria das condições de vida dos mais pobres. O relatório será encaminhado pela ONG ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos próximos dias.
Imprimir