Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Emissões de dióxido de carbono aumentam 58% em 18 anos em SP

G1

Em dezoito anos, a quantidade de dióxido de carbono (CO2) nos céus de São Paulo cresceu 58%, segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Os veículos foram os responsáveis pela maior parte deste aumento. Uma lei determina que, até 2020, o estado deve reduzir a emissão de gás carbônico em 20%.

Incentivar o uso do transporte coletivo é uma forma de diminuir a quantidade de carros nas ruas e, consequentemente, a poluição. Em Bogotá, na Colômbia, foi criado há dez anos o Transmilênio. Neste sistema de transporte público, as plataformas dos ônibus são elevadas e cobertas. O sistema é rápido porque a pessoa paga a passagem antecipadamente e a entrada nos coletivos é direta. A via expressa é separada por blocos de cimento. Os veículos poluem menos porque usam diesel mais limpo São 84 quilômetros que cruzam a cidade de Bogotá.

A inspiração para o Transmilênio veio de Curitiba. O sistema de transporte da capital do Paraná foi criado há 37. Os corredores também são exclusivos para os ônibus e as estações têm o formato de tubos. Alguns ônibus são chamados de "ligeirinhos", porque a viagem nos corredores é mais rápida. Os veículos mais novos são 100% movidos a biocombustível feito de soja e não poluem.

Na cidade já estão em circulação dez ônibus maiores, chamados de "ligeirão", também movidos a biocombustível. Cada um é do tamanho de três ônibus comuns e pode transportar até 250 passageiros.
Imprimir