Imprimir

Notícias / Cidades

Professores da UFMT visitam espaço da Lagoa Encantada

Da Redação/Com Assessoria

Acompanhada da presidente da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), Eliana Rondon, uma equipe de professores da Universidade Federal de Mato Grosso visitou  o espaço da Lagoa Encantada (Estação de Tratamento de Esgoto do CPA III), local onde será implantado o Centro de Referência de Reuso da Água (CRRA). Entre os professores estava o vice-reitor, doutor Francisco José Dutra Souto.

Os professores, da área de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, foram conhecer o local, onde a Sanecap vai implantar, em parceria com a UFMT, um laboratório para estudo e pesquisa de tratamento de esgoto, além de trabalhos de reuso da água da chuva e da lavagem de roupas, o qual está incluído dentro do projeto do CRRA, que foi contemplado com recursos da Petrobras.

“O projeto é fantástico, pois além de ser uma ação que beneficiará a comunidade local e o meio ambiente, servirá também para pesquisas de ciência e tecnologia. Com isso vai possibilitar a outros parceiros aglutinarem ao projeto”, observa o vice-reitor, Francisco José Dutra Souto.

José Dutra ressalta que todo o trabalho que a Sanecap está desenvolvendo no espaço da Lagoa Encantada, como revitalização do local, construção de auditório e reurbanização da área, “é uma forma de oferecer cidadania aos moradores do entorno da lagoa, pois será uma opção de lazer e contemplação para toda a população”.

Para o chefe do departamento de Engenharia Sanitária, professor Rubens Mauro, o projeto vai contribuir para a preservação do rio Coxipó. “Essa lagoa ficou por muito tempo obsoleta e esta bacia acaba toda dentro do rio Coxipó. Após a realização desse trabalho vamos resolver um grande problema deste rio, que é a poluição”.

Estavam presentes também na visita o diretor da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAEC), Bismarque Castilho, chefe do departamento de Engenharia Civil, Antônio João da Silva, professores de Engenharia Sanitária, João Batista e Luiz Airton, e a coordenadora do CRRA, Neli Assunção.
Imprimir