Imprimir

Notícias / Universo Jurídico

Judiciário de MT comemora um ano de instalação da Escola dos Servidores

Da Redação/TJMT

Nesta sexta-feira (3 de abril) o Poder Judiciário de Mato Grosso celebra o primeiro aniversário das instalações do espaço físico da Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva, com um expressivo resultado ao longo desses 12 meses de funcionamento: 5,6 mil participações de servidores de todas as comarcas do Estado, beneficiados por diferentes tipos de treinamento, tanto presencial quanto na modalidade de Ensino à Distância (EAD).

Esse resultado deve ganhar dados ainda mais expressivos ao longo do biênio 2009/2011, já que um dos principais objetivos traçados na gestão estratégica definida pelo presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Mariano Alonso Ribeiro Travassos, é justamente a racionalização da estrutura e dos serviços desenvolvidos pelo Judiciário, com a consequente capacitação de servidores e magistrados, de modo a contribuir para reduzir os custos e elevar a produtividade.

Em seu pronunciamento de posse, em 28 de fevereiro último, o desembargador fez questão de ressaltar sua preocupação com o aprimoramento profissional e pessoal de cada servidor. “Não há ninguém neste sodalício está mais preocupado que eu com seus direitos, com suas conquistas, com seu bem-estar. Minha gestão tem como foco o prestígio do servidor judiciário, sua satisfação com a instituição e o seu aprimoramento profissional e pessoal”, consignou o desembargador Mariano Travassos, ao destacar também a importância da implantação de uma consistente política de gestão de pessoas no âmbito da Justiça Estadual para o alcance das metas estabelecidas para o biênio.

Nesse primeiro ano de funcionamento da Escola dos Servidores, foram formadas 166 turmas e houve aquisição de vagas em 58 cursos, com 155 participações. Em nível de pós-graduação, atualmente 12 cursos estão em andamento, entre eles os de Processo Civil, Direito Penal e Processo Penal e Administração Judiciária. Ao todo são 388 vagas, sendo 246 para servidores de Primeira Instância e 142 para de Segunda Instância. Além disso, todos os servidores de comarcas que fizeram inscrição para o curso de pós-graduação à distância e preenchiam os requisitos necessários, foram contemplados, sendo que hoje os cursos são ofertados a 44 comarcas. A modalidade de Educação à Distância foi implementada com a disponibilização de oito cursos. Além de diversas oportunidades de capacitação como o encontro de gestores gerais, de oficiais de Justiça, de distribuidores, de contadores e partidores, todos os analistas recém-nomeados receberam treinamento.

Ao promover e incentivar a cultura de aprimoramento profissional para o servidor do Judiciário mato-grossense, a atual administração prioriza o alcance da Meta Institucional nº 1: valorizar os magistrados e servidores de carreira do Poder Judiciário, promovendo treinamentos para capacitação, a fim de obter um ambiente interno harmônico e favorável ao desempenho das atividades administrativas e jurisdicionais. Como estratégia para que esse fim seja alcançado, foi definida a continuidade da política de capacitação permanente para a Primeira e Segunda Instâncias.

ESTRUTURA - A Escola dos Servidores foi criada pela Lei Complementar nº. 301, de 15 de janeiro de 2008, e instalada em 3 de abril do mesmo ano numa nova, ampla e moderna estrutura física anexa ao TJMT. Com mais de 1.300 metros quadrados de área construída, dispõe de seis salas de aula, com 45 vagas cada. Três salas contam com divisórias flexíveis que podem ser revertidas para formar um auditório com capacidade para até 150 pessoas. Também foram instalados uma biblioteca e dois laboratórios de informática que comportam, ao todo, 42 usuários. A escola também dispõe de todas as condições e instalações necessárias em Tecnologia da Informação para promover aulas pelo método de Educação à Distância (EAD).
Imprimir