Imprimir

Notícias / Universo Jurídico

Fórum de Cuiabá será sede de provas de atletismo para adolescentes

Da Redação/TJMT

Para colaborar com o incentivo de atividades esportivas, indo além da função da prestação jurisdicional, o Fórum da Comarca de Cuiabá será palco de provas de atletismo para a descoberta de novos talentos em Mato Grosso. A segunda etapa estadual da seletiva para o Projeto Novos Talentos da equipe Rede Atletismo será realizada no estacionamento interno do Fórum no próximo domingo, dia 5 de abril, das 7h às 18h. O uso da área foi autorizado pelo juiz diretor Alberto Pampado Neto. “O projeto é favorável para a própria comunidade e como somente nós dispomos dessa estrutura, é uma forma de aproximar ainda mais o Judiciário da sociedade”, ressaltou.

O magistrado antecipou que o plantão judiciário não será afetado em nenhum aspecto, já que a data escolhida para a realização das provas será num domingo. A direção do Foro foi contactada pelas Centrais Elétricas Mato-Grossenses – Cemat S.A., organizadora do evento no Estado. O magistrado deferiu a cessão do espaço como forma de contribuir para o estímulo à prática desportiva e à descoberta de novos talentos no atletismo.

A identificação do estacionamento do Fórum foi embasada em critérios técnicos, conforme a assessoria da Rede Cemat, uma vez que a coordenação nacional do projeto definiu que os testes dessa segunda etapa deveriam ser aplicados em área coberta de pelo menos 120 metros de comprimento, além de ter de possuir infra-estrutura e segurança. O estacionamento do Fórum de Cuiabá foi considerado o ambiente ideal com amplo espaço, organizado, limpo, bem ventilado e sinalizado.

A seletiva II da etapa estadual do Projeto Novos Talentos envolverá a aplicação de testes físicos em 55 atletas anteriormente aprovados na seletiva I ocorrida em Cuiabá, Rondonópolis e Sinop. Dentre as modalidades de atletismo estão o salto triplo parado (impulsão horizontal), corrida de 60 metros (velocidade) e corrida de nove minutos (resistência). A avaliação terá o acompanhamento da coordenação do projeto em Mato Grosso, bem como representantes da equipe nacional. São parceiros do projeto a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (SEEL), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), prefeituras dos municípios participantes, empresas privadas, UFMT, Federação de Atletismo de Mato Grosso e outros.

Histórico – O Projeto Novos Talentos seleciona em todo país meninos e meninas com idades entre 14 e 17 anos para compor a equipe Rede Atletismo, em Bragança Paulista (SP). Na fase cadastral, o projeto recebeu em Mato Grosso 2.131 inscrições e classificou 823 atletas. Desse total, 404 fizeram o primeiro teste (Seletiva I) que aprovou 55 atletas. Esse programa forma atletas em todas as provas, tendo como principal objetivo dar condições para que o jovem faça do atletismo seu projeto de vida e se torne um campeão. Da Seletiva II sairão os atletas que vão compor a delegação mato-grossense que participará da etapa nacional (seletiva III), em São Paulo, no mês de julho, para disputar uma das 60 vagas disponíveis.
Imprimir