Imprimir

Notícias / Política MT

Mato Grosso ganha Frente Parlamentar do Cooperativismo

Da Redação/ C Assessoria

As comemorações dos 15 anos do Sicoob Central MT/MS foram marcadas pela criação da Frente Parlamentar Cooperativismo de Mato Grosso, na Assembleia Legislativa. A entrega de títulos de Cidadão Mato-grossense, moções de louvor e Comenda Filinto Muller também abrilhantaram a noite desta quinta-feira (02), quando a cooperativa recebeu uma placa em homenagem pelos serviços prestados.

Autor da sessão especial, o presidente da Casa, deputado José Riva (PP) destacou a importância das cooperativas na vida da população e entregou a Comenda Filinto Muller ao juiz titular da Comarca de Primavera do Leste, Otávio Costa Marques. Nesta sexta-feira, as comemorações continuam com palestras no auditório da AL.

"Esta sessão representa um marco no cooperativismo mato-grossense. Tanto que podemos observar a magnitude dessa sessão pela presença das maiores lideranças do segmento cooperativista no Brasil", avaliou.

Riva disse que sempre acompanhou os trabalhos cooperados, inclusive, lembrou que o seu pai, Dauri Riva, foi presidente de cooperativa e, que quando ele morou no Paraná teve a oportunidade de conviver com algumas delas, atuando na área de crédito rural. E assegurou que a Frencoop de Mato Grosso será a mais atuante do país, cumprindo sua principal missão que é ser a voz do cooperativismo na AL.

O presidente do Sicoob Central MT/MS e do Sicoob Coopef, Jadir Girotto reconheceu o apoio da AL. "Muito obrigado pelo apoio e força que nos concede sempre", afirmou, ao entregar uma placa de homenagem a Riva, "pela disposição do deputado em apoiar às questões do sistema de cooperativas do estado".

O presidente Nacional da Organizações Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas também salientou a iniciativa. "Obrigado pelo reconhecimento do nosso Sicoob", agradeceu, ao reassaltar o empenho da instituição em levar a Frente Parlamentar para todos os estados. são oito milhões de cooperados no Brasil.

O presidente da OCB/MT, Onofre Cesário de Souza Filho avaliou o Sicoob como um ramo de crédito, que é uma pujança no Brasil. Ele defendeu que o momento serve para refletir sobre os avanços conquistados e melhorias que podem ser implementadas. "Apesar da crise os resultados são positivos, tanto que estão sendo distribuídos aos cooperados. O cooperativismo nasceu na crise e é nela que deve se fortalecer".

O presidente da Frencoop Nacional, deputado federal Odacir Zonta (PP-SC) disse que a iniciativa reconhece a importância do sistema na organização das atividades econômicas e sociais. Segundo ele, o cooperativismo é o melhor instrumento para vencer os desafios.

"A Frencoop vai criar um novo tempo de motivação e organização da legislação em Mato Grosso", frisou, porque representa a credibilidade do cooperativismo no país.

Zonta afirmou que as cooperativas brasileiras vivem um bom momento, pois a de crédito tem um crescimento significativo e a da pecuária também avança. Da mesma forma, já estão legalizando a frente de trabalho que será um grande nicho para tirar da informalidade milhões brasileiros.

“O cooperativismo é um antídoto à crise. Essa é a forma de superar os desafios”, disse Zonta, ao lembrar que a OCB/MT é uma referência no Brasil que ganhou força com o saudoso senador Jonas Pinheiro.

“O cooperativismo é uma referência no mundo”, afirmou o deputado federal, Eliene Lima (PP), ao destacar o surgimento do cooperativismo em 1844. O presidente do Sicoob Brasil e do Sicoob Goiás, José Salvino de Menezes considerou a ação como uma das mais importantes.

"É com muita honra e gratidão que prestamos essa homenagem ao sistema de crédito", definiu o deputado Airton Português. Os deputados Daltinho e Sérgio Ricardo (primeiro-secretário) também participaram do evento.

Ações - Riva também anunciou as ações que estão sendo realizadas: gestões junto ao Poder Executivo, para instalação do Conselho Estadual do Cooperativismo, criado pela lei nº. 7.418, de autoria do deputado Riva; aprovação do projeto de lei que institui a Política Estadual do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso; a criação da Frente Parlamentar de Cooperativismo (Frencoop) e utilização de agências do sistema para pagamento de funcionários públicos.


Imprimir