Imprimir

Notícias / Política MT

Remédios estão vencidos há 2 anos com 1.912 pacientes sem tratamento

Da Redação - Julia Munhoz

A Secretaria de Estado e Saúde acumula 1.912 processos de pacientes que buscam na justiça o direito ao tratamento. Desses, apenas 771 foram atendidos e, em contrapartida, o secretário Pedro Henry realiza cotação de preço para contratar uma empresa que ficará responsável pela incineração de mais de 20 mil medicamentos vencidos. Segundo ele, alguns dos remédios, maioria de alto custo, já passaram do prazo de validade há dois anos.

Sob a eminente ameaça de ser preso a qualquer momento, caso não cumpra as decisões judiciais, o secretário afirmou que busca uma interação entre os poderes na tentativa de solucionar a problemática que agrava ainda mais a crise instalada na saúde pública de Mato Grosso.

“São várias liminares me ameaçando de prisão como se eu não quisesse cumprir. Vou conversar com o Poder Judiciário para termos maior tempo de atender essa demanda de processos e acabar com isso”, declarou Henry, que informou ainda realizar mudanças na plataforma de aquisição dos medicamentos.

De acordo com o progressista, será elaborada uma listagem dos medicamentos solicitados em 2010 e neste ano. Após o levantamento a pasta realizará a licitação de aproximadamente 1.200 produtos, que serão disponibilizados conforme a necessidade dos pacientes. “Assim saímos da exposição que uma liminar nos coloca”, afirmou.

Para que o novo processo de aquisição dos medicamentos seja colocado em prática, Pedro Henry irá solicitar cerca de 60 dias de ‘trégua’ ao Judiciário até que a demanda dos remédios solicitados a secretaria seja organizada e, assim, encerre-se o ciclo de ações judiciais.
Imprimir