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Revitalização do Parque Dom Pedro está prevista para começar em 2012

G1

A revitalização da região do Parque Dom Pedro 2º, no Centro de São Paulo, irá começar no primeiro semestre de 2012, afirmou nesta quarta-feira (4) o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), Miguel Bucalem. O custo do projeto é estimado em R$ 1,3 bilhão.

A mudança em uma das áreas mais movimentadas do Centro da cidade começou com a demolição dos edifícios São Vito e Mercúrio, finalizada nesta semana. Segundo o prefeito Gilberto Kassab, que participou do lançamento do plano de revitalização, todo material retirado dos prédios será utilizado no recapeamento e na pavimentação de vias.

O projeto está dividido em quatro fases. Na primeira etapa, prevista para começar neste ano e terminar em 2013, será construído um pontilhão sobre o Rio Tamanduateí para que o Viaduto Diário Popular seja demolido. O pontilhão vai dar acesso à área central ao atual terminal de ônibus.

Ainda está prevista a construção de um centro de compras perto do terminal, para dar mais dinamismo ao eixo comercial da Rua 25 de março. “É um projeto de grande porte, de recuperação do Centro de São Paulo. Com o centro de compras estamos combatendo o comércio ilegal. Temos que apresentar alternativas para quem tem pequeno comércio”, afirmou Kassab.

Um estacionamento público com 2.600 vagas no total também será construído. “Pela primeira vez o Teatro Municipal vai ter estacionamento”, disse o prefeito. Segundo o secretário de desenvolvimento urbano, a primeira garagem construída vai ser ao lado do mercadão.

Na porção norte, na área das demolições dos edifícios e do viaduto, será implantada unidade do Sesc. “A proposta é atender cerca de 15 mil pessoas. Não é umas das maiores unidades do Sesc, mas talvez a melhor”, disse o presidente do Sesc, Abram Szajman.

Na segunda fase, prevista para ocorrer entre 2011 e 2014, haverá a construção de dois túneis em cada lado do leito do Rio Tamanduateí que vão ajudar na transposição leste/oeste. Em outra etapa, que acontece entre 2013 e 2015, está prevista a demolição dos viadutos 25 de março e Antônio Nakashima, para reestruturar o sistema viário da região.

Na última etapa, entre 2014 e 2016, está prevista que o Terminal Urbano Parque Dom Pedro II e o Terminal Expresso Tiradentes fiquem ao lado da estação Dom Pedro II do Metrô para que seja construído um novo terminal intermodal.

Ainda nesta etapa, lagoas de retenção serão implantadas na área do terminal com função paisagística e de sistema de drenagem. Segundo o prefeito, o próximo passo agora é a abertura da licitação para saber que vai executar a obra.
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