Imprimir

Notícias / Cidades

Segurança na fronteira é destaque na Conferência de Segurança Pública em Cáceres

Da Redação/Com Assessoria

Representantes do poder público, sociedade civil organizada e trabalhadores em segurança pública de Cáceres se reúnem nesta sexta-feira (03) no 2º Batalhão de Fronteira (BFron) para participarem da etapa regional da 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública. Realizado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o evento tem como objetivo principal elaborar um plano nacional de Segurança Pública, que vai nortear as ações em todo o país de maneira democrática e participativa.

Na abertura do evento, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, ressaltou a importância da sociedade no processo de construção de uma nova visão da segurança para o país. "Este evento é um divisor de águas no que diz respeito aos debates de políticas públicas de segurança para a população mato-grossense", afirmou.

Representando o Executivo municipal de Cáceres, o vice-prefeito Wilson Kishi, parabenizou a organização do evento, dando ênfase à oportunidade do debate de temas relevantes para a melhoria da qualidade de vida da população cacerense. "Segurança pública é um tema sério, que deve ser levado a debate, principalmente com a participação massiva da sociedade".

Durante a explanação dos eixos temáticos, Diógenes Curado fez um breve comentário sobre a realidade da segurança pública e sistema prisional na região, elecando investimentos realizados pela Sejusp, entre elas a aplicação de recursos do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) na região de fronteira. "Cáceres é o grande foco das ações de repressão a entorpecentes. Além disso, sabemos da necessidade de ações mais abrangentes junto às comunidades que vivem na região. O Pronasci é fundamental para trabalharmos o combate a entorpecentes", concluiu.

Ao final da cerimônia de encerramento, os participantes puderam conferir uma apresentação de Cururu e Siriri pelo grupo Tradição.

METODOLOGIA - No período da tarde serão formados grupos para discussão dos sete eixos temáticos da 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública, na etapa Cáceres. Diferente de outras conferências, onde as propostas são debatidas uma a uma, a nova metodologia aplicada na Conferência de Segurança Pública finaliza os princípios e diretrizes elaborados ainda nos grupos temáticos. Após a conclusão dos debates as propostas são impressas e colocadas em painéis para a plenária final.

Todos os delegados podem votar nas propostas que consideram mais importantes para a elaboração do documento final. Para isso, cada um ganha cinco adesivos coloridos, podendo votar até três vezes em uma mesma proposta. Os princípios e diretrizes mais votados na plenária final serão incluídos no documento do município, que irá para as Conferências Estaduais e Nacional de Segurança Pública.

ELEIÇÃO - Ao final da Conferência Regional de Cáceres, os participantes do evento elegerão os delegados, que farão parte da comissão representando o município na etapa estadual, que acontece de 18 a 20 de junho, em Cuiabá.
Imprimir