Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Mudanças climáticas prejudicaram produção de milho e trigo, diz estudo

G1

As mudanças climáticas nas últimas três décadas prejudicaram a produção de milho e trigo pelo mundo, diz um estudo publicado nesta sexta-feira (6).

As colheitas mundiais desses grãos seriam, respectivamente, 3,8% e 5,5% maiores do que se não tivesse havido um aumento nas temperaturas do planeta, segundo projeção dos autores baseada em análise de dados entre os anos de 1980 e 2008. Essas porcentagens equivalem à colheita de milho anual do México e de trigo da França.

Os números absolutos da produção mundial de alimentos, neste período, aumentaram. No entanto, isso se deve ao aprimoramento tecnológico da agricultura. Caso as mudanças climáticas fossem favoráveis, poderiam ser ainda maiores.

Ironicamente, segundo mostra o artigo publicado pela “Science” por David Lobell, da Universidade de Stanford, os Estados Unidos, um dos países que vêm emperrando as negociações climáticas globais, tiveram um ligeiro resfriamento e não viram sua agricultura afetada negativamente.

No caso do arroz e da soja, a conclusão foi que a produção dos países prejudicados pelas mudanças climáticas foi compensada pela de outros, que acabaram tendo um aumento das colheitas dessas commodities graças ao aquecimento global.
Imprimir