Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Zoneamento passará por sanção de Dilma e ainda pode sofrer alteração

Da Redação - Alline Marques

O Zoneamento Sócio-Econômico Ecológico (ZSEE) ainda precisa ser sancionado pela presidente Dilma Roussef (PT) para ser validado e colocado em prática em Mato Grosso, porém ainda existem insatisfações e também poderá sofrer alterações devido à aprovação do novo Código Florestal.

Apesar de aprovado pelo governo, o projeto ainda será encaminhado à Comissão Nacional de Zoneamento em Brasília e depois para o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Somente depois do aval dos dois órgãos é que o ZSEE será sancionado pela presidente, porém antes deste tramite ser concluído ele poderá sofrer algumas alterações, devido à aprovação do Código Florestal no Congresso Nacional.

Porém, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Alexander Maia, explicou que a proposta está muito próxima do zoneamento do estado, mas ainda assim, talvez sejam necessários alguns ajustes após o texto final ser votado pelos parlamentares.

“O zoneamento está muito próximo da proposta, ainda seria prematuro afirmar que vai ou não haver mudanças no zoneamento, mas talvez precise de ajustes. Existem fases a serem vencidas no zoneamento”, explicou.

Questionado sobre a insatisfação do Ministério Público Estadual, Maia alega que devido à abrangência do projeto seria impossível agradar a todos e considera naturais as críticas. Ele ainda destaca que o Poder Judiciário poderá ser acionado para que se façam as correções necessárias.

“O Zoneamento é uma lei e foi sancionada pelo governo, discutido com a sociedade e todos tiveram oportunidade de se manifestar, mas é claro que um instrumento jurídico como este, tão abrangente, seria quase impossível atingir um padrão de satisfação da sociedade geral. É lógico que temos grupos que se consideram mais atendidos, outros menos, isso é perfeitamente normal, assim como, estarmos recorrendo ao Judiciário para corrigir possíveis erros”, declarou.
Imprimir