Imprimir

Notícias / Política BR

Deputados reclamam que ninguém teve acesso a relatório

De Brasília - Vinícius Tavares

Em meio ao debate em torno do Código Florestal no plenário da Câmara, os líderes partidários e demais deputados federais demonstram insatisfação com a ausência do relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB/SP). “Cadê o Código?”, questionam os parlamentares. Enquanto o debate está acalorado no Congresso, o deputado Aldo Rebelo permanece reunido na Casa Civil com o ministro Antônio Palocci e técnicos do governo federal.

O grande impasse ainda gera em torno da produção rural em áreas de Proteção Permanente (APP) e a manutenção de culturas nas chamadas áreas consolidadas. Para o deputado federal Neri Geller (PP/MT), faltam poucos detalhes para uma costura política que garanta a produção rural e a proteção ambiental.

O presidente da Câmara, Marco Maia, disse há pouco que acredita que a votação do novo Código Florestal (PL 1876/99 e outros) em Plenário será “muito rápida”. Ele espera que cada partido apresente no máximo dois destaques sobre a matéria.

Segundo Maia, o relator, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), continua debatendo com líderes apenas detalhes da redação do texto. “Não há mais discussão de mérito, mas apenas sobre como colocar no papel o que foi acordado”, afirmou.

Nos bastidores, porém, especula-se que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP), mandou barrar a votação do Código para evitar desgaste entre governo e Congresso.

A votação do Código Florestal estava marcada para 9h desta quarta-feira e até agora ninguém parlamentar teve acesos ao texto final.
Imprimir