Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Estudo de viabilidade de hidrovias é incuído no PAC 2

De Brasília - Vinícius Tavares

O governo federal decidiu incluir no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) a realização de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental das hidrovias dos rios Teles Pires – Tapajós e Teles-Pires – Juruena. A autorização feita pelo ministro dos Transportes, Alfredo nascimento, foi comemorada pelo coordenador executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira.

“O estudo de viabilidade técnica vai acabar com o achismo, vai acabar com opiniões sem embasamento. Teremos com o estudo uma base para argumentarmos em favor do aproveitamento dos rios para o transporte hidroviário”, comemorou.

A possibilidade de construção de eclusas, segundo Edeon, atenderá uma grande demanda para o escoamento da produção de grãos na região centro-oeste e beneficiará especialmente o Estado de Mato Grosso.

“Ano que vem teremos estes estudos para darmos continuidade à nossa principal reivindicação, que é a construção de eclusas nos rios onde há projetos para usinas hidrelétricas”, destaca.

O estudo está orçado em R$ 3 milhões e avaliará o potencial hidroviário em diversos períodos para avaliar a navegabilidade em pontos distintos dos leitos do rio.
Imprimir