Imprimir

Notícias / Política MT

Silval, prefeitos e Copel lançam pedra fundamental da hidrelétrica Colíder

De Sinop - Alexandre Alves

A Companhia Paranaense de Energia - Copel – realiza domingo (15) o lançamento da pedra fundamental da Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) Colíder, que será construída no Rio Teles Pires. Deverão marcar presença o governador Silval Barbosa (PMDB), a diretoria da Copel e representantes dos municípios da área de influência do empreendimento.

O evento será no canteiro de obras, a 50 quilômetros de Nova Canaã do Norte (700 km de Cuiabá), às 15 horas, informa a assessoria da empresa. Na ocasião, ocorre também a abertura oficial do escritório administrativo da Copel, em Colíder, que funcionará como unidade avançada das diretorias de Engenharia e de Meio Ambiente e Cidadania Empresarial da empresa na região.

A UHE Colíder está sendo construída no trecho médio do Rio Teles Pires. O empreendimento está situado nos municípios de Nova Canaã do Norte e Itaúba, abrangendo ainda áreas de Colíder e Cláudia. A hidrelétrica terá capacidade instalada de 300 megawatts, o suficiente para atender ao consumo de uma cidade com 850 mil habitantes.

A obra está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, e integra projeto que prevê a construção de mais três aproveitamentos hidrelétricos no mesmo rio. O investimento total é estimado em cerca de R$ 1,26 bilhão e a data prevista de início de geração de energia é janeiro de 2015.

As características técnicas da hidrelétrica prevêem a construção de uma barragem 1.270 metros de comprimento na crista e 37 metros de altura máxima. A estrutura formará um reservatório com superfície total de 172 km2 – sendo 24,7 km2 a área correspondente à calha do rio e 147,3 km2 de área a ser alagada.
Imprimir