Imprimir

Notícias / Cidades

PF prende diretor de hospital e cumpre 20 mandados

Da Redação - Julia Munhoz

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (16) , a Operação Saúde em sete estados brasileiros. Em Mato Grosso foi preso o diretor do Hospital Municipal de Barra do Bugres, por suposto envolvimento no esquema. Ao todo são 20 mandados de prisão e busca e apreensão que estão sendo cumpridos no Estado.

As investigações tiveram início na cidade de Passo Fundo (RS),.Com a colaboração da Controladoria Geral da União (CGU) são cumpridos 64 mandados de prisão em  sete unidades da federação: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Rondônia.

Segundo informações da PF, as investigações foram concentradas na fraude a licitações, corrupção ativa e passiva, peculato e formação de quadrilha. As organizações criminosas investigadas atuavam no desvio de verbas públicas federais destinadas pelo Governo Federal à compra de medicamentos por prefeituras municipais para distribuição entre as populações carentes.

Operação Questor

Paralela à Operação Saúde,  a Polícia Federal de Mato Grosso do Sul realiza a Operação Questor, cujo objetivo é desarticular uma quadrilha composta por funcionários públicos e empresários, que fraudava procedimentos licitatórios que envolviam verbas públicas federais destinadas à saúde, educação e infra-estrutura no município de Ladário.

As duas ações da PF tiveram o auxílio da CGU e visam desarticular quadrilhas que praticavam o mesmo tipo de crime em vários estados brasileiros. Na Questor, são cumpridos sete mandados de prisão temporária e 26 mandados de busca e apreensão, estes últimos com a participação de nove servidores da Controladoria Geral da União, nos municípios de Ladário, Corumbá, Dourados e Campo Grande, no Estado de Mato Grosso do Sul; e em municípios do Paraná e Rio Grande do Sul.

A investigação da Questor durou mais de um ano e também teve o auxílio do Ministério Público Federal, tendo sido comprovado que, somente neste período, houve prejuízo de mais de meio milhão de reais aos cofres públicos em licitações promovidas pelo município de Ladário.

Foram cumpridos quatro mandos de prisão  em Ladário; dois em Corumbá e um em Campo Grande. E os mandados de busca e apreensão foram 15 em Ladário; quatro em Corumbá; 1um em Dourados e três em Campo Grande. Ainda, 2dois em Barão de Cotegipe/RS e 1umem Maringá/PR.



Atualizada às 08h17/08h40/10h08
Imprimir