Imprimir

Notícias / Política BR

Walter Pinheiro pede atenção para as manifestações do Grito da Terra

Agência Senado

Em pronunciamento nesta segunda-feira (16), o senador Walter Pinheiro (PT-BA) disse que o Grito da Terra é uma oportunidade de aproximar o governo dos movimentos sociais. As manifestações, organizadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), estão marcadas para esta terça-feira (17), na Esplanada dos Ministérios.

- É um movimento que busca, cada vez mais, apresentar ao governo federal soluções para ir ao encontro do desejo de milhões de brasileiros que vivem no campo - afirmou.

Para o senador, os trabalhadores do campo não tem que ser tratados como "pedintes". Pinheiro afirmou que de nada adianta a liberação de recursos, e o acesso à terra sem que os trabalhadores rurais tenham assistência técnica.

- É fundamental a reivindicação feita pelos movimentos para que a assistência técnica possa ter cada vez mais um vínculo com esses trabalhadores. Não um processo distante, ou sazonal - defendeu.

Walter Pinheiro acredita que a assistência técnica é importante na escolha da melhor cultura e no enfrentamento de pragas, mas também no acompanhamento do agricultor até a ponta, na comercialização do produto.

Outro ponto defendido pelo senador foi a melhoria das condições educacionais e a implantação das universidades ao meio rural. O senador citou o exemplo do Paraná, que, segundo ele deve ter a primeira universidade com sede em um assentamento.

- É uma experiência importante porque senão a gente fica com aquele conceito de que aos trabalhadores da agricultura só é permitido o acesso a cursos ou na Escola Família Agrícola ou a formação exclusiva na área da agricultura, como se fosse uma condenação - alertou.
Imprimir