Imprimir

Notícias / Política MT

Barra do Garças sedia mais uma audiência pública

Da Assessoria

A oitava audiência pública sobre o Zoneamento Socioeconômico e Ecológico do Estado de Mato Grosso, Pólo IV, foi realizada, ontem (04), no ginásio municipal de esportes Arnaldo Martins, em Barra do Garças (distante 510 km de Cuiabá). O evento é uma seqüência dos trabalhos realizados no 8º Seminário Técnico do ZSEE que aconteceu nos dias 02 e 03 l, com o objetivo de discutir e promover o desenvolvimento sustentável de unidades territoriais definindo diretrizes adequadas de uso e ocupação.
 
A região que tem como pólo Barra do Garças é composta pelos municípios de Água Boa, Araguaiana, Araguainha, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, General Carneiro, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Querência, Ribeirão Cascalheira, Ribeirãozinho e Torixoréu.

Durante os dois dias do Seminário Técnico foram acolhidas as sugestões e propostas de todos os segmentos da sociedade que se fizeram representar. Os grupos de trabalho que foram divididos de acordo com as categorias de uso trabalharam as diretrizes sociais, econômicas e ecológicas, sendo as sugestões e propostas apresentadas, numa grande maioria em consenso. Vale lembrar que cada grupo de trabalho formulou um relatório, sendo esses resultados apresentados a todos na plenária e, posteriormente, ao relator da Comissão, deputado Alexandre César (PT) e ao presidente da Comissão Especial do ZSEE, deputado Dilceu Dal Bosco (DEM).

“Esta audiência pública conclui os trabalhos da Região de Planejamento IV, e formaliza o acolhimento das propostas e sugestões de toda a sociedade desta região”, explicou Dal Bosco.

Após a abertura dos trabalhos, o relator leu o relatório técnico aos participantes. Ele acrescentou que a audiência não encera a coleta de sugestões para a Comissão Especial, ficando aberta para receber propostas. “Elas (propostas) podem ser enviadas ao Núcleo Ambiental da Assembléia Legislativa”, afirmou ele.

Para o presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva, a proposta não está pronta e acabada, e sim, será discutida com a população. “A participação da sociedade é importante e a discussão não encerra aqui, e serão discutidas em Cuiabá. Nós estamos aqui para discutir o futuro do nosso estado e a melhor política a ser adotada”, lembrou ele.

Em Barra do Garças, após o relatório técnico, ficou evidente que todos os participantes dos municípios solicitaram a inclusão de suas áreas na categoria 1 (áreas com estrutura produtiva consolidada ou a consolidar.

Até o momento foram realizados seminários e audiências públicas de zoneamento nas regiões de planejamento VI (Cuiabá/Várzea Grande), V (Rondonópolis/Paranatinga), IX (Diamantino), VIII (Tangará da Serra), VII (Cáceres/Pontes e Lacerda); e nos dias 16, 17 e 18 de abril, acontece em Juína – cidade Pólo da Região de Planejamento I.

A população do município de Querência prestigiou em o ZSEE, com uma caravana estimada em cerca de mil pessoas. Eles querem passar da categoria 2.3 (áreas que requerem readequação dos sistemas de manejo para conservação e/ou recuperação de recursos hídricos) para a categoria 1 (áreas consolidadas).

Para o agricultor do município de Querência, Darci Renan, as dificuldades para se plantar atualmente na região são grandes e, o zoneamento vai atrapalhar ainda mais essa situação. “Estamos recuperando as Áreas de proteção Ambiental (APA), mas ainda falta muita coisa. Queremos produzir mais, no entanto, como está sendo implantado o zoneamento não dá para trabalhar”, antecipou ele.



Imprimir