Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Silval vai a Belém e promete punição exemplar a desmatadores no estado

De Brasília - Vinícius Tavares

O governador Silval Barbosa (PMDB) se reúne neste sábado (21) em Belém (PA) com os governadores dos Estados que compõem a Amazônia Legal para debaterem soluções contra o desmatamento ilegal na região. O governador vai propor ações conjuntas contra crimes ambientais.

Ontem (19) Silval prometeu punir exemplarmente os proprietários de terras que provocaram aumento do desmatamento em Mato Grosso. “Não permitiremos desmate ilegal. Vamos intensificar a fiscalização pela Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) em conjunto com o Ibama”, garantiu o governador após audiência no Ministério da Justiça para tratar da desocupação de terras indígenas.

O governador disse ter ficado surpreso com os resultados apontados pelo Ministério do Meio Ambiente a partir de imagens captadas pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE). Os dados mostram que o desmatamento já chegou a 50% do que ocorreu em todo o ano passado.

Silval afirmou que o governo vai analisar os dados do sistema de Detecção do Desmatamento do Tempo Real (Deter), do INPE. Ele garantiu que o Estado está com 265 agentes ambientais envolvidos na fiscalização, além do apoio de aeronaves e 12 caminhonetes. "A meta é reduzir a zero o desmate nos próximos anos", projetou.

Na pauta do encontro em Belém, além de ações contra o desmatamento ilegal, serão debatidos temas como infraestrutura, reforma tributária e desenvolvimento da região. A reunião foi proposta pelo governador do Pará Simão Jatene, e tem por objetivo fortalecer a integração dos governos do Pará, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia, Acre, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.
Imprimir