Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Usina japonesa teve vazamento no mar

R7

Um vazamento de água ocorrido na problemática usina nuclear japonesa de Fukushima Daiichi, no começo deste mês, fez com que materiais com cem vezes o nível permitido de radioatividade fossem para o mar, informou neste sábado (21) a operadora da usina, Tokyo Electric Power Co (Tepco).

A Tepco disse que o vazamento em um poço de armazenamento do lado de fora do reator 3, ocorrido em 11 de maio, começou no início do dia anterior e durou 41 horas, despejando 250 m3 de água contaminada no mar.

Cerca de 20 terabecquerels de material radioativo foram liberados, informou um porta-voz da empresa em entrevista coletiva, que não deu detalhes de como isso afeta a população japonesa.

Desde que o devastador terremoto seguido por tsunami de 11 de março desativou os sistemas de resfriamento da usina, a Tepco está jogando água doce e do mar nos reatores para impedir o derretimento, o que seria desastroso.

A operadora está tendo dificuldade para encontrar meios de armazenar a água contaminada, sendo que parte dela foi para o oceano e causou preocupações por parte de países vizinhos.

Mais de 190 toneladas da água injetada todos os dias nos reatores está vazando dos vasos de pressão porque estes estão mais danificados do que se pensava.

Yukiya Amano, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, disse nesta quinta-feira (19) que o acidente nuclear em Fukushima ainda continua.

- A situação continua a ser muito grave.
Imprimir