Imprimir

Notícias / Política MT

Almino Afonso Fernandes é eleito para o Conselho Nacional do MP pela OAB-MT

Da Redação - Marcos Coutinho

O advogado Almino Afonso Fernandes, 46, foi eleito há pouco para uma das duas vagas de conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), órgão similar ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), segundo informaram fontes que acompanham o processo eleitoral em Brasília, para o Olhar Direto.

Conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Almino Afonso recebeu 26 dos 32 votos possíveis. Dilson Gonçalves, da região Nordeste, recebeu 29 votos. Apesar da expressiva votação, ambos os eleitos deverão ser sabatinados pelo Senado ainda neste semestre. A posse ocorre em seguida à oitiva.
 
Considerado um dos mais respeitados advogados de Mato Grosso, Almino Afonso teve respaldo político de várias correntes da advocacia nacional, em costura política feita em conjunto com os demais conselheiros federais da OAB-MT, com destaque para Francisco Sgaib. O outro conselheiro federal de Mato Grosso, Ussiel Tavares, também apoiou a indicação.

Os advogados Samir Hammoud, Toco Palma, João Carlos Brito (João Cab ito), Chico Sgaib, Ussiel Tavares e Dinara Arruda de Oliveira, que é uma das suplentes de conselheiro federal da OAB de Mato Grosso e é a mais cotada para assumir a vaga de Almino Afonso.

Neste momento, por volta das 17h00, os conselheiros federais da OAB de todo o país ainda estão escolhendo os representantes da instituição no CNJ.



Mais informações em instantes/Primeira atualização às 17h00/Última atualização às 20h21

 

Imprimir