Imprimir

Notícias / Política BR

Sarney diz ainda acreditar em acordo sobre Código Florestal na Câmara

Agência Senado

O presidente do Senado, José Sarney, disse nesta terça-feira (24) que ainda acredita em um consenso em torno da proposta do novo Código Florestal , em análise na Câmara dos Deputados. A expectativa, segundo o parlamentar, é de que os deputados encontrem um caminho de conciliação entre ambientalistas e ruralistas.

- Nossa expectativa é que a Câmara chegue a um acordo ainda na votação de alguns tópicos. Pelo que estou informado, essa divergência está restrita a dois ou três pontos. As negociações continuam - disse Sarney.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de ampliação do prazo de votação do projeto no Senado, o presidente disse que a proposta não tramitará em caráter de urgência na Casa, justamente para que os setores interessados possam debatê-lo com profundidade.

- Esse tema vai ser colocado do modo mais amplo para que seja debatido em toda sua profundidade. Nós não vamos ter nenhum pedido de urgência pra cá; vamos votar normalmente - afirmou.

Um dos principais pontos de discórdia no texto apresentado pelo relator na Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), envolve as áreas de preservação permanente (APPs). O relatório de Aldo prevê a regulamentação por decreto das atividades que poderão continuar em APPs já desmatadas, como quer o governo, com base em requisitos de utilidade pública, interesse social e baixo impacto ambiental. Já o texto de emenda apresentada dá aos estados o poder de estabelecer outras atividades que podem justificar a regularização de áreas desmatadas.
Imprimir